Topo

Brasileirão - 2023

Brasileiro já vive dança das cadeiras frenética de técnicos após 1ª rodada

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, em jogo contra o Ituano pela Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, em jogo contra o Ituano pela Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

20/04/2023 16h40

O Campeonato Brasileiro começou há menos de uma semana, mas já trouxe um velho conhecido dos torcedores: a "dança das cadeiras" dos técnicos. Com o ingresso da competição no calendário, os clubes veem a instabilidade aumentar e, até aqui, já foram três mudanças de comando, com mais um na corda bamba.

O que aconteceu

A principal competição nacional começou no último fim de semana e os times ainda se preparam para a disputa da segunda rodada.

Mesmo que ainda no início, o Brasileiro tem sido um grande ingrediente para agravar crises e até mesmo decretar o fim da linha de alguns trabalhos.

Clubes já realizaram trocas no comando e fazem mudanças no planejamento para o restante da temporada.

Quais foram as mudanças

O português António Oliveira foi demitido do Coritiba na última terça-feira, após a derrota para o Flamengo, no Maracanã, na estreia.

O jogo foi o estopim para o adeus, diante da pressão que vinha crescendo. O Coxa está a seis jogos sem vencer, entre compromissos no Paranaense, Copa do Brasil e Brasileiro.

Antônio Carlos Zago foi o escolhido pela diretoria do Coritiba para ser o substituto.

Rogério Ceni caiu no São Paulo ontem (19). Ele perdeu na estreia para o Botafogo, fora de casa, e não resistiu nem mesmo após a vitória sobre o Puerto Cabello, pela Sul-Americana.

Dorival Júnior vai ocupar o cargo. Ele fechou acordo com o Tricolor paulista nas últimas horas.

Fernando Lázaro deixou o comando do Corinthians, mas permanece no clube, como integrante da comissão e e departamento de análise e desempenho, de acordo com informações de Samir Carvalho, colunista do UOL.

O Timão acertou com o técnico Cuca para a vaga.

Quem balança

Eduardo Coudet, do Atlético-MG, está balançando no cargo. O Galo perdeu na estreia no Brasileiro para o Vasco, em casa, e para o Athletico-PR, na Libertadores, fora.

O treinador esteve perto de deixar o clube antes mesmo de iniciar o Brasileiro, mas uma reunião entre as partes definiu a permanência.

Estreia e olho no mercado

Jorge Sampaoli vai fazer a estreia no Brasileiro 2023 no domingo, contra o Internacional. Ele assumiu como técnico do Flamengo, na vaga de Vítor Pereira, que foi demitido no último dia 11.

No Goiás, o interino Emerson Ávila permanece no comando, após demissão de Guto Ferreira.

Outro clube que também mudou de técnico antes do Brasileiro foi o Cruzeiro. O português Pepa foi anunciado no dia 20 de março.