Topo

Divórcio, contradições e recursos: os 3 meses de Daniel Alves na prisão

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/04/2023 04h00Atualizada em 20/04/2023 14h20

A prisão de Daniel Alves completa três meses hoje (20).

O que aconteceu

O jogador de 39 anos foi detido em 20 de janeiro acusado de agressão sexual. Daniel teria estuprado uma mulher de 23 anos na boate Sutton, em Barcelona, em 30 de dezembro do ano passado.

Daniel Alves teve a prisão decretada após entrar em contradição em seu depoimento. Ele chegou a mudar a sua versão dos fatos outras vezes desde então e foi mantido na cadeia.

O brasileiro teve o contrato rescindido com o Pumas, do México.

Joana Sanz, então sua mulher, pediu o divórcio. Ele também perdeu patrocinadores.

As várias versões de Daniel Alves

O lateral inicialmente negou ter se envolvido sexualmente com a jovem de 23 anos e falou que não a conhecia. Ele disse que "estava dançando e curtindo sem invadir o espaço dos outros".

Depois, o jogador admitiu que teve "relações sexuais" com a mulher, alegando que ela teria feito sexo oral nele. Daniel Alves justificou que mentiu para "proteger" a sua relação com Joana Sanz.

Em fevereiro, a defesa do brasileiro mudou a versão mais uma vez e confirmou que houve penetração, reafirmando que foi consensual. O pronunciamento foi dado após o exame de DNA ter confirmado a presença de sêmen do jogador no corpo da denunciante.

Daniel Alves deu novo depoimento no início desta semana e reforçou que houve relação sexual "consentida por ambas as partes". A declaração coincide com o que o advogado dele havia dito há dois meses, mas a acusação sustenta que a versão contraria provas da perícia.

Fim do casamento

Joana Sanz anunciou o fim da relação com Daniel Alves em 15 de março, após ter negado diversas vezes que havia pedido a separação. A modelo espanhola publicou no Instagram uma carta escrita à mão para informar a decisão.

Ela chegou a visitar o brasileiro na prisão antes e depois do divórcio. Eles estavam juntos há sete anos, sendo casados desde 2017, e Daniel Alves teria ficado "abatido" pelo término.

Sanz apoiou o ex-marido antes da prisão diante das acusações de agressão sexual. Ela afirmou que sabia quem Daniel Alves era e o quanto ele era respeitoso.

Ela ainda viveu outros dramas familiares neste ano. A mãe da modelo morreu no início do ano, e depois ela perdeu um de seus cachorros.

Período na cadeia

Daniel Alves chegou cabisbaixo e sem fome, e dias depois participou de uma partida de futebol na cadeia. Ele tem comportamento exemplar, mas chegou a ser repreendido uma vez por "batucar" na cela, segundo o jornal espanhol La Vanguardia.

O lateral chegou a ser transferido dentro do complexo penitenciário Brians. Ele foi inicialmente para o Brians 1, e depois mudou por questões de segurança para o Brians 2, onde está atualmente.

A única visita frequente que ele recebe na cadeira é de seu amigo Bruno Brasil. A ex-mulher do jogador, Dinorah Santana, também o visitou e manifestou seu apoio público dizendo que "colocaria todo o corpo no fogo por ele".

A Justiça espanhola negou o recurso da defesa para que o jogador respondesse em liberdade. Os advogados do brasileiro entraram com o pedido no final de fevereiro, mas pesou a alegação que o risco de fuga persistia.

A defesa de Daniel Alves agora vai apresentar um novo recurso pela liberdade condicional. Ele pode cumprir até 12 anos de prisão se for julgado culpado.