Topo

São Paulo

Dorival admite expectativa por seleção e critica busca por estrangeiro

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/04/2023 15h04

Novo técnico do São Paulo, Dorival Júnior admitiu que tinha expectativa de assumir a seleção brasileira após a saída de Tite depois da Copa do Mundo do Qatar 2022.

Todo mundo na sua carreira tem uma expectativa, mas pra mim isso não passa dessa primeira pontuação. Essa expectativa ela é natural pelos trabalhos, não só conquista desses últimos campeonatos, mas na minha carreira me preparei para uma situação como essa. Enfrentei todo tipo de adversidade possível. Peguei sete grandes equipes em zona de rebaixamento, muito diferente de você pegar equipes que já tenham passado por esse momento. Peguei equipes que não haviam passado por essa situação. Por outro lado, conquistas importantes que fazem com que você passe a acreditar. Esse é um ponto", disse Dorival Júnior durante apresentação no CT do São Paulo.

O que aconteceu

Dorival estava livre no mercado desde o fim do ano passado. O treinador foi dispensado do Flamengo, que preferiu contratar Vítor Pereira, que não havia renovado com o Corinthians. O português já foi demitido do clube.

Dorival Júnior é o atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. Os títulos foram conquistados com o clube carioca, mas não foram suficientes para convencer a diretoria a renovar seu vínculo.

O novo treinador do São Paulo teve seu nome especulado na seleção brasileira. No entanto, a busca do presidente Ednaldo Rodrigues é por um grande nome europeu, com Carlo Ancelotti, do Real Madrid (ESP), como prioridade.

A busca por um estrangeiro para a seleção incomoda Dorival. O treinador acredita que os brasileiros tem capacidade para dar continuidade no trabalho de Tite e alfinetou o curso de treinadores "chancelado pela CBF".

Pra mim, o futebol brasileiro sempre foi comandado por treinadores nacionais que sempre representaram muito bem a nossa classe. Não há por que buscar um treinar de fora, nós temos aqui profissionais capacitados e que vivem em um meio de uma expectativa que se difere de tudo que se passa aí pra fora. Nós não temos como buscar comparações".

Mas mais que isso, a própria CBF chancela o seu curso. Se ela chancela o seu curso é porque ela acredita que tenha, com aquela grade curricular, apresentado um material de qualidade a todos os nossos profissionais. Se acontecer um fato contrário a tudo isso, vamos estar chancelando que tudo aquilo que fizemos até agora foi ruim, não foi o ideal. Acho que é uma posição da CBF, cabe à CBF encontrar essa condição e a opção é deles".

São Paulo