Topo

La Liga - 2022/2023

Barça vence Atlético de Madri e mantém distância para o Real na liderança

Ferran Torres marcou gol e comemorou muito com Gavi na partida contra o Atlético de Madri - Alex Caparros/Getty Images
Ferran Torres marcou gol e comemorou muito com Gavi na partida contra o Atlético de Madri Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/04/2023 13h10

O Barcelona venceu o Atlético de Madri por 1 a 0, nesta tarde, no Camp Nou, e manteve a distância de 11 pontos para o Real Madrid na liderança do Campeonato Espanhol.

A equipe merengue venceu o Celta de Vigo por 2 a 0, ontem, e tinha cortado a diferença para oito pontos. No entanto, o triunfo da equipe de Xavi Hernández deixou a vantagem como era ao final da 30ª rodada —restam apenas oito rodadas.

O atacante espanhol Ferran Torres marcou o único gol da partida.

Com a vitória o Barcelona chegou a 76 pontos e faz as contas pelo título da LaLiga. O Atleti segue em 3º com 60 pontos.

Como foi o jogo

Primeiro tempo começou com o Atleti pressionando. Nos primeiros dez minutos, o time visitante conseguiu aproveitar os erros da saída de bola do Barcelona e criou boas chances —Griezmann acertou o travessão em uma delas.

A pressão baixou no resto da primeira parte e a equipe comandada por Simeone deixou o Barça jogar, apostando mais em seu contra-ataque rápido.

Segundo tempo tem caminhão de gols perdidos. O Barcelona teve inúmeras chances de ampliar, mas pecou demais na hora da finalização. O Atleti, por sua vez, tinha dificuldade para criar boas jogadas e finalizar para o gol de Ter Stegen.

A partida foi faltosa e teve 12 cartões amarelos —quatro para o Barcelona e oito para o Atlético de Madri.

Lances importantes

Quase gol relâmpago do Atleti. Logo no primeiro minuto de jogo, Busquets foi pressionado na saída de bola, Lemar roubou e tocou para Correa. O argentino deixou para Griezmann, que bateu de fora da área e acertou o travessão de Ter Stegen.

Oblak evita primeiro gol do Barcelona. Aos 23, Marcos Alonso tocou para Frenkie De Jong que, de calcanhar, lançou para Ferran Torres. O atacante espanhol invadiu a área e tentou passar para Raphinha na segunda trave, mas Oblak interceptou o cruzamento na hora certa.

De Jong quase faz com chute deitado. Aos 32, De Jong ganhou dividida de De Paul dentro da grande área do Atleti e, deitado, finalizou para o gol de Oblak. A bola passou muito perto do gol.

Ter Stegen salva o Barcelona. Aos 34, De Jong se atrapalhou ao cortar um cruzamento e a bola sobrou limpara para Griezmann. O francês bateu de primeira e obrigou Ter Stegen a fazer grande defesa.

Barcelona faz 1 a 0. Araujo lançou Raphinha do campo de defesa, o brasileiro dominou no peito e tocou para Ferran Torres. O espanhol olhou para Oblak e bateu rasteiro, sem chances para o goleiro do Atleti. Barça abriu o placar aos 44 minutos do primeiro tempo.

Gavi quase faz o segundo. Aos 16 minutos da etapa final, a bola ficou viva na entrada da área após cobrança de escanteio, Gavi ganhou e bateu cruzado, Oblak não chegou e a bola passou raspando a trave.

Raphinha perde chance inacreditável. Com 26, Lewandowski recebeu passe pelo alto de De Jong, chutou para dentro da área e encontrou Raphinha livre na segunda trave. A bola estava com muita força e o brasileiro não conseguiu finalizar, ela bateu em sua perna e parou bem onde Oblak estava.

Lewandowski é fominha, e Barça perde outra grande chance. Lewa recebeu lançamento do campo de defesa e apareceu livre, na cara do gol de Oblak. O polonês tinha Raphinha livre do outro lado, mas optou pela finalização e errou feio.

Agenda

O Barcelona volta a campo na quarta-feira (26), às 17h00 (de Brasília), para enfrentar o Rayo Vallecano, fora de casa.

A equipe colchonera joga em casa, no mesmo dia, às 14h30 (de Brasília), contra o Mallorca.