Topo

Brasileirão - 2023

Santos e Atlético-MG empatam sem gols e fazem primeiro 0 a 0 do Brasileirão

Nathan, do Santos, em jogo contra o Atlético-MG pelo Brasileirão - REINALDO CAMPOS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Nathan, do Santos, em jogo contra o Atlético-MG pelo Brasileirão Imagem: REINALDO CAMPOS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

23/04/2023 17h57

Em jogo morno, Santos ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, na na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Foi o primeiro 0 a 0 do campeonato. Os goleiros trabalharam, mas foi a pouca inspiração do ataque que garantiu a igualdade.

O time de Odair Hellmann ainda não venceu um time da Série A na temporada. Ele perdeu para São Paulo, Palmeiras e Grêmio, e empatou com o Corinthians.

Homenagem a Pelé e gato preto em campo. Aos 10 minutos do primeiro e segundo tempos, a torcida do Santos subiu o som em música que homenageia o Rei do Futebol, que morreu no fim do ano passado. Além disso, no início do primeiro tempo, um gato entrou em campo.

Alvinegros somaram primeiros pontos no Brasileirão. O empate garantiu o primeiro ponto para ambos os times, que estrearam com derrota.

Como foi o jogo

Atlético ditou o ritmo da partida, e Santos tentou escapar nos contra-ataques. Mesmo fora de casa, o Galo controlou as ações no primeiro tempo, empurrando o Santos para o seu campo de defesa e só não marcou pela falta de pontaria. Na melhor chance, Zaracho acertou a trave.

Lucas Lima flutuou em campo e arriscou de fora da área. Principal nome do clube paulista na etapa inicial, o meio-campista armou contra-ataque, apertou a saída de bola do Atlético e testou o goleiro Éverson em chute de fora. O Santos, porém, teve dificuldades para chegar com clareza à meta adversária.

Ângelo saiu entre vaias e aplausos. Substituído aos 12 minutos do segundo tempo, o garoto foi vaiado por parte dos torcedores presentes na Vila, outros, porém, resolveram apoiar o jogador.

Santos equilibrou o jogo, e Coudet fez mudança tripla. O Santos não cresceu ofensivamente, mas conseguiu manter o Atlético-MG longe de sua área, deixando o jogo mais disputado na intermediária. Coudet, então, deu gás novo ao time ao colocar Mariano, Pavón e Patrick pouco antes dos 20 minutos da etapa final.

Gols e lances importantes

Éverson salva. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Lucas Lima tabelou com Marcos Leonardo e finalizou de fora da área. A bola desviou e Éverson foi buscar no ângulo.

Na trave. Aos 35 minutos do primeiro tempo, Hulk cruzou na área, Hyoran cabeceou e Zaracho completou, mas a bola explodiu no travessão. Paulinho ficou com a sobra, mas não conseguiu marcar.

Boa defesa de João Paulo. Aos nove minutos do segundo tempo, Hyoran cobrou escanteio, a defesa do Santos fez o corte e Otávio aproveitou o rebote para finalizar de fora da área. O arqueiro santista foi buscar.

Pavón tenta de fora da área. Aos 24 minutos do segundo tempo, Pavón recebeu pela direita e, próximo à linha da grande área, arriscou para defesa tranquila de João Paulo.

João Paulo sai bem. Aos 43 minutos do segundo tempo, Paulinho recebeu livre pelo meio, mais adiantou demais e permitiu o corte de João Paulo para a lateral.

FICHA TÉCNICA

Santos 0 x 0 Atlético-MG

Competição: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data e horário: 23 de abril de 2023, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado
Assistentes: Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro
Cartões amarelos: Hyoran (Atlético-MG); Dodi (Santos); Rodrigo Fernandez (Santos); Otávio (Atlético-MG); Mariano (Atlético-MG)
Público: 11.233
Renda: R$ 549.810,00

SANTOS: João Paulo, Nathan (Inocêncio), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires, Dodi (Luan Dias), Fernandez e Lucas Lima; Ângelo (Miguelito), Marcos Leonardo (Mezenga) e Ruiz

ATLÉTICO-MG: Éverson, Saravia (Mariano), Bruno Fuchs, Lemos (Jemerson) e Rubens (Vargas); Otávio, Edenilson (Pavón), Zaracho e Hyoran (Patrick), Hulk e Paulinho.