Topo

Brasileirão - 2023

América-MG aciona CBF por erros de arbitragem no jogo contra São Paulo

Jogadores do América e do São Paulo em ação durante jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do América e do São Paulo em ação durante jogo válido pela segunda rodada do Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

24/04/2023 19h57

O América-MG apresentou hoje (24) uma queixa junto à CBF por supostos erros da equipe de arbitragem no jogo contra o São Paulo.

O que aconteceu

O clube protocolou uma carta questionando o que considera "dois erros graves" da arbitragem na derrota por 3 a 0 para o São Paulo, no Morumbi, pela segunda rodada do Brasileirão. O documento foi direcionado à ouvidoria de arbitragem da entidade.

O América reclamou de um "pênalti claro" sofrido pelo meia Martinez no início da partida, antes de o placar ser inaugurado. O argentino caiu na área após receber contato nas costas, mas o árbitro mandou seguir e o VAR não recomendou a revisão.

A equipe comandada por Mancini também se queixou da jogada que resultou no primeiro gol do São Paulo, marcado por Luciano. O América alegou que o lateral Marlon sofreu falta do atacante são-paulino, que teria empurrado o jogador para roubar a bola, e que o árbitro ignorou o lance.

"Os questionamentos dos jogadores do América foram ignorados e o gol validado", afirmou o clube, no comunicado. O clube mineiro está na lanterna do torneio, ainda zerado.

O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães foi o responsável por comandar a partida. Thiago Rosa e Oliveira e Christian Passos Sorence foram os auxiliares, enquanto Daniel Nobre Bins controlou o VAR.

Confira o pronunciamento do clube na íntegra

"O América protocolou, nesta segunda-feira, uma carta direcionada à ouvidoria de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) questionando dois erros graves no jogo contra o São Paulo, realizado no último sábado, no Morumbi.

O primeiro ponto de reclamação foi um pênalti claro sofrido pelo meia Martinez, em lance ainda no início do primeiro tempo, quando o argentino é atingido na área do adversário com um tronco nas costas. O VAR não acionou o árbitro e nada foi marcado.

A segunda queixa foi na falta clara sofrida pelo lateral Marlon, no lance que resultou no gol do adversário na sequência da jogada. O atacante Luciano empurrou o jogador do América para roubar a bola, jogada que foi ignorada pelo árbitro e não teve nem ida ao VAR para checagem, apenas uma conversa pelo ponto eletrônico. Os questionamentos dos jogadores do América foram ignorados e o gol validado."