Time do Paraná assume nome e escudo de clube ucraniano extinto pela guerra
A Associação Atlética Batel, do Paraná, passará a se chamar FC Mariupol em homenagem ao time ucraniano de mesmo nome que foi extinto pela guerra com a Rússia.
O que aconteceu
Batel também assume o escudo e as cores do time ucraniano. O objetivo é manter o Mariupol vivo enquanto o clube ucraniano não se reestabelece.
O centro de treinamento e o estádio do Mariupol foram destruídos pela guerra. Além disso, as atividades do clube estão paralisadas há um ano.
A cidade de Mariupol está ocupada pelas forças russas desde maio passado. Ela está entre as mais atingidas pela guerra entre Rússia e Ucrânia.
Relação do Batel com a Ucrânia
A maior comunidade ucraniana na América Latina é na região de Prudentópolis, onde se localiza o time paranaense. Aproximadamente 75% dos 52 mil habitantes locais são descendentes de ucranianos.
Presidente do Batel, Alex Lopes destacou a mensagem de paz e apoio à luta pela soberania ucraniana: "A ideia é ajudar a manter vivo o FC Mariupol, que era um orgulho e a grande paixão da cidade, até que eles possam realmente retornar às suas atividades. O futebol era motivo de muita alegria lá e, certamente, no futuro o clube vai voltar a brilhar no lugar que merece".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.