Topo

Ministério Público se posiciona contra novo recurso da defesa de Dani Alves

Talyta Vespa e Thiago Arantes

Do UOL, em São Paulo e em Barcelona

25/04/2023 14h01

O Ministério Público Espanhol se manifestou de forma contrária ao recurso apresentado pela defesa de Daniel Alves.

O que aconteceu

Segundo nota emitida, o MP "acaba de apresentar um relatório se opondo ao pedido de liberdade do senhor Alves, por entender que o risco de fuga continua".

O posicionamento da promotoria não anula a possibilidade de soltura.

O recurso ainda não foi julgado pela corte de Barcelona.

Segundo fontes jurídicas ouvidas pelo UOL, o segundo recurso apresentado pela defesa de Daniel Alves tem poucas chances de ser aceito, já que não houve fato novo no depoimento do jogador.

A maior novidade —uma nova versão, admitindo o sexo com penetração— já havia sido dada pelo advogado Cristóbal Martell no julgamento do primeiro recurso, em fevereiro.

O que diz o recurso

O UOL apurou que o novo recurso, apresentado pela defesa na quinta-feira (20), tinha anexados arquivos com capturas de tela do vídeo da discoteca Sutton.

A ideia de defesa era sustentar a versão de que a denunciante foi até o banheiro da área VIP por livre e espontânea vontade.

O recurso apresentado na quinta-feira (20) também afirma que Daniel Alves "pode e quer se defender" e diz abertamente que o brasileiro "não vai fugir", além de fornecer novos dados sobre as empresas do jogador.

No entender da defesa, esses dados reforçariam o vínculo com a cidade de Barcelona.

Próximos passos

Caso o segundo recurso seja considerado improcedente pelo juizado de instrução, a defesa de Daniel Alves pode recorrer à Audiência Provincial da Catalunha, como fez no primeiro recurso, em fevereiro.

Se a Audiência voltar a negar o pedido para que o brasileiro espere o julgamento em liberdade, a defesa de Alves pode apresentar novos recursos, sempre que tenha novas provas ou argumentos.