Rival do São Paulo atuou por duas seleções e jogou no principal aos 16 anos
Adversário do São Paulo hoje (25) pela Copa do Brasil, o meia-atacante Alejandro Viniegra tem uma trajetória peculiar. Nascido no Brasil, mas com origem mexicana, ele defendeu os dois países na base, estreou no principal aos 16 anos, fez estágio na Roma com só 13 anos, jogou nos EUA e é um dos reforços do Ituano.
O que aconteceu
Viniegra despontou na formação do Cruzeiro, sempre foi acompanhado de grande expectativa e chegou a jogar no time principal com apenas 16 anos. A estreia aconteceu em 2018, pelo Brasileirão, contra o Bahia.
Antes disso, ele já tinha vestido a camisa da Roma, da Itália. Com apenas 13 anos, ele permaneceu uns meses na Europa num período de formação. E também esteve no Athletico Paranaense.
Depois da oportunidade no principal, Viniegra permaneceu na base do Cruzeiro até ser negociado com FC Dallas, dos Estados Unidos, em 2021. Por lá, atuou no time B, o North Texas SC, que disputa a USL (Segunda Liga Norte-Americana de Futebol).
De volta ao Brasil em 2022, ele atuou pelo Red Bull Brasil (antigo time B do Bragantino, no principal) e pelo Red Bull Bragantino sub-23,chegando à final do Brasileirão de Aspirantes. Neste ano, ele se destacou como artilheiro e principal garçom no Paulistão A3, marcando oito gols e distribuindo três assistências.
O desempenho levou o atleta, que hoje tem 21 anos, ao Ituano, clube pelo qual já teve duas oportunidades, diante de São Paulo e Tombense.
Seleção brasileira e 'Neymar mexicano'.
Alejandro Viniegra foi chamado para seleção brasileira sub-15 e sub-17. Ele nasceu em Ribeirão Preto-SP.
Mas por influência do pai, que é mexicano, também foi convocado para seleção sub-20 do México. O rendimento por lá o fez ser chamado de 'Neymar Mexicano' pela torcida da seleção.
Como ainda não recebeu convocação para seleção principal, ele poderá decidir no futuro por qual país vai preferir atuar.
Eu estive na seleção mexicana sub-20 mas anteriormente eu também estive na seleção brasileira. Bom, se o México vier a me chamar, é claro que vou querer representar, também é meu país. Vou seguir trabalhando para que um dia possa chegar esta oportunidade
Alejandro Viniegra
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.