Topo

Santos

Odair cita Fla de Jesus para explicar time titular do Santos em vitória

Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos

26/04/2023 21h56

O técnico Odair Hellman mencionou o Flamengo de 2019 para justificar ter escalado o Santos com os titulares na classificação às oitavas da Copa do Brasil.

'Final de Copa'. "O próximo jogo do Santos é sempre o mais importante, 'final de Copa'. Temos dois dias agora, se não recuperarmos, vamos buscar um jogador 100%."

Fla de Jorge Jesus. "Flamengo de 2019 jogou todos os jogos com todo mundo e conseguiu. Precisamos visualizar a recuperação, com importância da alimentação e sono, fazemos os testes até o dia do jogo."

Escalação pode mudar. "Podemos mudar até o dia do jogo. Se o jogador apresentar recuperação tardia, nós mexemos. Vai quem está bem. Com sequência maior, jogo e viagem, podemos reavaliar. Vamos entrar com os melhores fisicamente para ganharmos o próximo jogo. Quando for decisão técnica, eu falarei a vocês."

Santos com titulares

Odair optou por utilizar força máxima no jogo de volta, na Vila, mesmo com a vantagem construída na ida. O Peixe havia vencido o Botafogo-SP por 2 a 0, fora de casa.

O Santos venceu novamente, mas teve mais uma performance sem inspiração de seu time titular. Messias marcou o único gol da partida.

O adversário preservou a maioria dos titulares e conseguiu ser superior ao Santos, mas não reverteu o placar.

O que mais Odair disse na coletiva

Público na Vila. "Agradeço a quem veio, as mulheres que trouxeram as crianças. Com certeza fizeram a diferença para nós, deram um brilho diferente. Essa vitória e classificação é para todos, mas em especial para quem esteve aqui hoje. É para eles essa vitória".

3 a 0 no agregado. "Iniciamos o jogo, começamos bem. Trouxemos o resultado do primeiro jogo para cá. O Botafogo não tinha responsabilidade da classificação, a eliminação seria uma naturalidade. Fizemos 3 a 0 no geral, isso é o importante, mas claro que temos o que melhorar."

Recuperação de atletas. "Temos que avaliar o jogo de hoje, a sequência, dos jogadores que estão voltando. Soteldo, Mendoza e Alison, que entrou hoje pela primeira vez... Recuperaram bem e utilizamos todos. Mostramos a importância da classificação desde o início, o Botafogo apresentou dificuldades."

Melhorias no time. "Tínhamos o resultado de lá, mas queríamos o resultado aqui. Temos sete jogos com um gol sofrido depois do Campeonato Paulista. (...) Melhoramos em termos defensivos, ganhamos por causa disso, e temos que melhorar ofensivamente. Vamos corrigir ganhando e classificando".

Transição. "Com a escalação de hoje, principalmente pelo ano passado, é um time de transição. Difícil mudar isso do dia para noite. Jogamos com meia aberto e central, com equilíbrio entre velocidade e posse. Estamos trabalhando essas situações para termos mais controle da bola."

Análise da atuação. "Temos bons jogadores, com drible e capacidade de um para um. Hoje era para ter controle, ficar com a bola, esperar. São aspectos que buscamos. Equilibramos sem a bola e temos que evoluir com a bola, em termos de definição e tomada de decisão. Gerar mais dificuldade ao adversário".

'Movimentos diferentes'. "Temos que buscar ajustes com quem iniciou hoje. Movimentos diferentes dos que estavam acostumados. Soteldo, Ângelo, Mendoza, Barbosa... Acrescentar movimentos não é fácil. Não temos muitos treinos, mas buscamos aproximações. Os dribles são naturais deles. Temos que criar movimentos de aproximação, trazer mais jogadores pelo lado da bola".

Lucas Barbosa. "Púbis é difícil, melhora e há uma queda. Planejamos esse tempo para fortalecer, tentamos a volta antes do Blooming e retrocedemos. Mudamos de três em três dias sem treinar, é normal oscilar. Já visualizamos e estamos trabalhando. Tenho um dia de treino, se eu não puder dar volume e intensidade, vou fazer o mesmo do último treino."

Não relacionados. "Ivonei não foi relacionado como outros. Ed Carlos, Miguelito, Daniel Ruiz... Tínhamos um meia jogando e três no banco, não podem vir todos. Um pode ficar para treinar porque quem é relacionado e não joga, 'destreina'. Miguelito e Ed Carlos estão treinando bem e merecem chances".

Bola parada. "Vamos falar da ofensiva, da defensiva não quero nem falar. Não vínhamos bem, melhoramos as duas. A bola parada decide Copa do Mundo, Champions. Levamos muitos gols de bola parada no Paulista, mas não vamos tocar no assunto".

Pressão. "Nunca é orientação minha baixar. Se fala muito de pressão, mas é em relação à bola. Se a posse é na defesa e estamos bem posicionados, temos que subir e treinamos para isso. Mas o adversário pode quebrar e aí vamos para média ou até a baixa para recuperar e jogar."

Santos