Topo

Sampaoli diz ser obrigação fazer Gabigol e Pedro darem certo juntos no Fla

O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, durante o jogo contra o Maringá, pela Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, durante o jogo contra o Maringá, pela Copa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/04/2023 00h45

O técnico Jorge Sampaoli, do Flamengo, disse que tem a obrigação de fazer com que Gabigol e Pedro consigam jogar juntos no ataque.

Dar liga à dupla: "Não somente hoje, mas contra o Inter, Gabigol fez um grande jogo. Com certeza ele terá que dar certo junto de Pedro. É uma responsabilidade para o treinador para fazer com que essa dupla de ataque, por meio de gols, [dê] muitos pontos para o clube".

O que aconteceu

Gabigol e Pedro jogaram juntos no ataque na goleada por 8 a 2 sobre o Maringá, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. O Flamengo reverteu a derrota por 2 a 0 na ida e se classificou às oitavas do torneio.

Os dois balançaram a rede na partida — Gabigol, de pênalti, e Pedro, quatro vezes.

Ataque foi dor de cabeça no Fla

A posição de centroavante do Rubro-Negro virou tema de debate no início do mês. Na época, o Fla ainda era comandado pelo português Vítor Pereira.

Gabigol chegou a pedir ao ex-técnico para jogar centralizado. Assim, ele passou a disputar a vaga com Pedro.

Ele e Pedro chegaram a ficar na reserva em algumas partidas antes da chegada de Sampaoli.

O treinador argentino colocou os dois juntos no ataque desde a sua estreia, na vitória sobre o Ñublense. Os dois formaram a dupla de atacantes do Fla nos três jogos sob o comando de Sampaoli.

Veja todas as declarações de Sampaoli na coletiva

Ainda falta: "Acredito que nada mudou para mim. Só tenho três jogos aqui. Sinto uma energia muito positiva dos jogadores à ideia e isso faz com que o trabalho seja positivo. Mas ainda falta muita coisa. Tenho que pensar o próximo jogo, valorizar o que hoje o time fez bem e corrigir o que fez mal."

Conversa com elenco: "A conversa com os jogadores foi futebolística. Os jogadores que hoje têm no time ganharam muita coisa aqui, mas o presente do Flamengo é um pouco confuso. Como treinador, espero ajudar esses jogadores a trocar a realidade."

Consolidação: "Hoje o time precisa consolidação. Com pouco tempo de treino, é muito difícil, mas acredito que vá evoluindo bem."

O que mais gostou: "Que o time fez 8 gols. A obrigação do Flamengo é essa, contra um time de outra divisão. Mas o mesmo time há pouco tempo ganhou de 2 a 0. Considero que temos que melhorar na condição de permanecer em sintonia contra qualquer adversário. Tomará tempo, mas é meu sonho."

Sistema em 2º plano: "Penso que o time tem que melhorar futebolisticamente. O sistema, para mim, está em segundo plano. O time teve muitas jogadas boas de ataque, podia fazer muito mais gols. E perder menos bolas, ter mais trocas de posses no campo rival. Mas o crescimento é paulatino. Há uma grata compreensão da ideia."

Rodízio do elenco: "A troca de jogadores tem a ver também com a quantidade de jogos. Penso que é muito importante para a competição interna fazer que todos estejam preparados para jogar."

Gerson: "Convivi com ele na França, é um dos melhores jogadores que já treinei. Tem uma capacidade tremenda para jogar futebol, para atacar a todo tempo. Ainda pode ser melhor. Escolhi levar ele para a França e fico feliz que tenha retornado ao clube."

Gramado do Maracanã: "A diferença do futebol mundial para o Brasil é a importância do gramado. O torneio mais importante que dirigi é esse, o Brasileirão, o mais competitivo. Voltei e não melhorou à altura do futebol brasileiro. Um passo adiante para o país é melhorar o gramado."

Contundência: "O time pode ser mais contundente ainda. Tem que trabalhar muito o aproveitamento de passe, no ataque. É um trabalho que temos que fazer para ser sólido e contundente. O jogo evoluiu bastante, agora temos que ser contundentes."

Pulgar: "Reencontrar um jogador que tem tanta qualidade é, para mim, uma possibilidade e obrigação. Com respeito a ele, que voltou hoje e teve só um treino com a gente, tem que recuperar. Tomara que se adapte à ideia."

Resultado histórico: "Feliz por estar presente no Maracanã em uma goleada histórica do time."

Fazia 28 anos que o Flamengo não marcava oito gols no Maracanã