Topo

Brasileirão - 2023

Em jogo agitado, Fortaleza vence o Flu e assume liderança do Brasileirão

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/04/2023 18h28

Em jogo eletrizante e com exibição de gala, o Fortaleza venceu o Fluminense por 4 a 2 neste sábado, no Castelão. A partida foi válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida foram de Moisés, duas vezes, Thiago Galhardo e Hércules para o time da casa. Alan e John Kennedy fizeram pelo Flu.

Com o resultado, o Fortaleza assume a liderança do Brasileirão, com sete pontos. Já o Fluminense fica em segundo, com seis. As posições podem mudar ao final da rodada.

Apesar da quantidade de gols, Fábio foi um dos destaques da partida. Com muito espaço especialmente do lado direito do Tricolor carioca, o Fortaleza atacou com força, mas o goleiro impediu um placar elástico com defesas incríveis.

O nome do confronto foi Moisés. O atacante do Leão foi fundamental para o resultado e participou de praticamente todos os lances importantes. Ele pediu para sair aos 38 minutos do segundo tempo.

Aos 10 minutos, a torcida do Fortaleza fez um mosaico em homenagem a vários funcionários do clube com os dizeres "juntos somos Fortaleza". No dia 1º comemora-se o Dia do Trabalho. Foi uma grande festa no Castelão.

O duelo reuniu dois dos treinadores mais longevos do futebol brasileiro. Vojvoda completa dois anos no Fortaleza no próximo mês e Diniz fará um ano também em maio.

No meio da semana, o Fluminense terá a terceira rodada da Libertadores pela frente contra o River Plate, em casa, às 21h (de Brasília). Já o Fortaleza entra em campo na quinta, no mesmo horário, pela Sul-Americana recebendo o Estudiantes de Mérida.

O Flu foi a campo com um time misto visando o jogo pela Libertadores, mas os titulares entraram no segundo tempo. O ataque, por exemplo, iniciou todo reserva. O Fortaleza foi com força máxima.

Como foi o jogo

Os dois times começaram se arriscando, mas foi o Fortaleza quem deu mais sustos no primeiro tempo. Fernando Diniz reclamava o tempo todo e pedia atenção do Flu, que errou passes e deu boas oportunidades ao adversário.

O Fortaleza era muito melhor no jogo e empilhava boas oportunidades, parando em Fábio, que não conseguiu salvar todas. Depois de excelentes defensas, Thiago Galhardo abriu o placar. O Flu praticamente não viu a bola.

Sem encaixar ofensiva ou defensivamente, o Flu ainda levou o segundo em mais uma roubada de bola do Fortaleza. O time de Vojvoda apareceu bem e neutralizou todas as forças do adversário.

Mesmo totalmente fora do jogo, Alan deixou o dele em lance já nos acréscimos. O Flu mal tinha chegado ao ataque, mas conseguiu marcar em jogada que vem sendo forte dentro da área.

O Fortaleza continuou arriscando e se aproveitando do lado direito do Flu, que vinha mal. Moisés, vivendo tarde inspirada, deixou mais um. Vendo o cenário, Diniz acionou vários titulares.

Diferente com os principais jogadores, o Fluminense voltou a dar vida aos 23 minutos para tentar reagir. Ganso, que entrou no intervalo, achou John Kennedy e o atacante diminuiu. Na defesa, Fábio continuava tendo dia feliz, apesar dos gols sofridos.

Mesmo com a melhora, o Fortaleza seguiu com a exibição de gala e Moisés não deu descanso, construindo a jogada do quarto gol. O time da casa não baixou o ritmo e ainda construiu várias outras chances claras na reta final. Guilherme perdeu dois gols "feitos".

Lances importantes

Defendeu! Com menos de um minuto de jogo, o Fortaleza roubou a bola e Calebe recebeu. Ele disparou e chutou de direita, mas Fábio fez grande defesa.

Para fora. O Flu respondeu aos seis, quando Lima alcançou John Kennedy depois de triangulação na área. Mas o atacante chutou para fora.

Incrível! Fábio ainda salvou mais uma antes de fazer ótima defesa aos 18 minutos. Pirani errou passe na frente da área, Calebe carregou e chutou forte, mas o goleiro do Flu salvou.

Perigo. Guga errou perto da área e cometeu uma falta aos 23. Na cobrança, Pochettino bateu forte e rasteiro, mas Fábio defendeu e depois tirou com os pés.

De novo ele! Bruno Pacheco cruzou, Moisés cabeceou e Fábio fez outra bonita defesa.

1x0. Depois de muitas chances, Thiago Galhardo abriu o placar aos 28 minutos. Em jogada de Pochettino com Moisés, Fábio defendeu, mas o atacante aproveitou o rebote para marcar.

Na trave. Depois de receber lançamento de Nino, John Kennedy finalizou e a bola explodiu na trave de Fernando Miguel.

2x0. Um golaço do Fortaleza aos 34 minutos. Após roubada de bola, Moisés arrancou, driblou Guga e chutou rasteiro na saída do goleiro.

Milagre. Moisés arrancou aos 40 e passou para trás. Thiago Galhardo aproveitou o cruzamento para finalizar forte, mas Fábio brilhou novamente.

2x1. No bate e rebate na área do Fortaleza, o Fluminense descontou. Aos 46 minutos, Alan recebeu na pequena área e fez o gol para os cariocas.

3x1. Aos 14 minutos do segundo tempo, em mais um contra-ataque rápido, Bruno Pacheco tomou a bola de Ganso e achou Moisés. O atacante partiu em velocidade e só tocou no canto para ampliar.

3x2. Aos 23, Ganso acionou John Kennedy, que deu drible em Brítez e chutou forte para diminuir o marcador.

4x2. Moisés abriu para o meio, bateu forte e Fábio espalmou aos 33 minutos Na sobra, Hércules colocou para dentro.

Ficha técnica

Fortaleza x Fluminense

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data e hora: 29 de abril de 2023, às 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Thiago Galhardo (aos 28 minutos do primeiro tempo), Moisés (aos 34 minutos do primeiro tempo), Alan (aos 46 minutos do primeiro tempo), Moisés (aos 14 minutos do segundo tempo), John Kennedy (aos 23 minutos do segundo tempo), Hércules (aos 33 minutos do segundo tempo)
Cartões amarelos: Pirani, John Kennedy, Keno (FLU)
Cartões vermelhos: -

Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi, Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Zé Welison), Hércules, Pochettino (Pikachu); Calebe (Lucas Sasha), Moisés (Romarinho), Thiago Galhardo (Guilherme). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Fluminense: Fábio; Guga (Keno); Nino, Manoel (Cano) e Alexsander; André, Lima e Gabriel Pirani (Ganso); Lelê (Isaac), John Kennedy e Alan (Arias). Técnico: Fernando Diniz.