Topo

Inglês - 2022/2023

Haaland está a um gol de se tornar maior artilheiro em uma edição do Inglês

Haaland, do Manchester City, marcou em goleada sobre o Arsenal pelo Campeonato Inglês - Isaac Parkin - MCFC/Manchester City FC via Getty Images
Haaland, do Manchester City, marcou em goleada sobre o Arsenal pelo Campeonato Inglês Imagem: Isaac Parkin - MCFC/Manchester City FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/04/2023 20h00

O atacante Erling Haaland, do Manchester City, pode se tornar o maior artilheiro em uma edição do Campeonato Inglês desde a fundação da Liga. O jogo contra o Fulham será amanhã, às 10h (de Brasília).

O que aconteceu

Se marcar contra no estádio Craven Cottage, Haaland chegará a 34 gols no Inglês. O norueguês igualaria Andy Cole (Newcastle), em 1993/94, e Alan Shearer (Blackburn), em 1994/95.

Baterá o recorde com menos jogos. Cole e Shearer disputaram 42 rodadas do Inglês, contra 38 de Haaland. Na época, a Premier League contava com 22 times.

O centroavante já é o maior artilheiro do Inglês com 20 times. O gol na vitória do City contra o Arsenal isolou Haaland como o maior goleador em uma temporada da Premier League.

Elogio de Guardiola e perto de gol 50

Haaland tem 49 gols na temporada. Ele é o artilheiro do Campeonato Inglês (33) e da Liga dos Campeões (12).

Erling (Haaland) é uma ameaça incrível. Em temporada anterior com um falso nove, jogamos muito diferente, mas a conexão dele com Kevin [De Bruyne] é extraordinária". Pep Guardiola, técnico do Manchester City

Longe da artilharia histórica do Campeonato Inglês. A marca pertence a Dixie Dean, que marcou 60 gols pelo Everton na temporada 1927/28. Na época não existia a Liga responsável pelo Inglês, que foi fundada em 1992.

Chance de tríplice coroa

City está vivo na Liga dos Campeões. O time chegou às semifinais e enfrentará o Real Madrid.

Na briga com o Arsenal pelo título inglês. O City tem 73 pontos e dois jogos a menos em relação ao líder Arsenal Os Gunners têm 75 pontos.

Clássico contra o United pela Copa da Inglaterra. A final está marcada para o dia 3 de junho (sábado), às 11h (de Brasília), em Wembley.