Topo

Brasileirão - 2023

Palmeiras vence Dérbi com show de Veiga e aumenta crise do Corinthians

Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/04/2023 20h27

O Palmeiras foi superior e venceu o Corinthians por 2 a 1 no clássico deste sábado, no Allianz Parque, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Murilo e Raphael Veiga ainda no primeiro tempo. Piquerez (contra) fez o de honra na etapa final.

O Palmeiras encaminhou a vitória ainda na etapa inicial, com gols aos 15 e 35 minutos, e levou susto, mas administrou o resultado no segundo tempo. O gol contra de Piquerez, após escanteio cobrado por Róger Guedes, não foi suficiente para uma reação.

O Verdão foi muito mais intenso que o Corinthians após poupar titulares diante da Tombense e contar com os retornos de Raphael Veiga e Rony, recuperados de lesões. No segundo tempo, o ritmo palmeirense caiu depois que a dupla foi substituída e o Timão cresceu.

O resultado aumenta a crise do Corinthians, que viu Cuca pedir demissão e escolheu Danilo, técnico do sub-20, como interino. O Timão tem negociação avançada com Roger Machado após os "nãos" de Tite e Mano Menezes.

O Palmeiras pulou para o segundo lugar, com sete pontos, enquanto o Corinthians é o 15º, com três. O Verdão voltará a campo na quarta rodada para enfrentar o Goiás, dia 7, na Serrinha. O Timão receberá o Fortaleza, dia 8, na Neo Química Arena.

Como foi o jogo

O Palmeiras dominou o Corinthians no primeiro tempo. O Verdão foi para cima do rival desde o início, criou várias chances e teve pouca dificuldade na defesa.

As novidades do interino Danilo não surtiram efeito: o jovem Murillo teve atuação insegura e Romero foi nulo no ataque e saiu no intervalo. Fausto Vera, com problema muscular, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo para a entrada de Maycon. O Palmeiras funcionou bem com Artur de "elemento surpresa" ao lado de Raphael Veiga, Dudu e Rony. Marcos Rocha, com problema na coxa, deu lugar a Mayke.

O primeiro gol do Verdão veio em um grande defeito recente do Corinthians: o jogo aéreo defensivo. Raphael Veiga bateu escanteio e Murilo subiu bem no primeiro pau para marcar. O Timão também levou gol pelo alto nas duas rodadas anteriores do Brasileirão, diante do Cruzeiro e Goiás.

Com a vantagem, o Palmeiras se aproveitou do desespero do Corinthians em busca do empate. Em contra-ataque perfeito armado por Artur e Dudu, Raphael Veiga foi decisivo de novo e ampliou. Gol, assistência e comemoração com o "chororô" na primeira partida após lesão muscular na coxa.

O primeiro tempo também marcou mais um atrito entre Abel Ferreira e o árbitro Wilton Pereira Sampaio. O português levou amarelo logo aos 14 minutos por reclamação e por pouco não foi expulso.

Na etapa final, um cenário diferente. O Palmeiras administrava o resultado sem maiores problemas até Piquerez "espirrar o taco" em escanteio e marcar contra. O Corinthians esboçou uma pressão, mas não deu trabalho a Weverton nos minutos finais. Cássio fez uma grande defesa em chute de Jhon Jhon para evitar o terceiro dos donos da casa e a melhor chance do Timão foi de Paulinho, em finalização alta da entrada da área.

Lances importantes

1 a 0. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Raphael Veiga cobrou escanteio e Murilo cabeceou no primeiro pau direto no ângulo do goleiro Cássio.

O Palmeiras amplia. No minuto 35, Artur puxou contra-ataque, Dudu gingou e a sobrou limpa para Raphael Veiga estufar as redes. 2 a 0.

Ufa! Aos 19 minutos do segundo tempo, Artur cruzou e Rafael Navarro acertou o travessão em bonito cabeceio.

Gol de honra. No minuto 31, Róger Guedes bateu escanteio, Piquerez cortou contra e a bola entrou no ângulo de Weverton.

Milagre. Aos 36, Jhon Jhon bateu forte e colocado na entrada da área para defesa espetacular de Cássio.

Por pouco. No minuto 40, Bidu cruzou e Paulinho, livre, girou e bateu por cima do travessão.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 x 1 CORINTHIANS

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 29 de abril de 2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Nailton Junior de Sousa Oliveira.
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
Público e renda: 41.457/R$ 3.587.027,46
Cartões amarelos: Piquerez, Mayke e Rafael Navarro (Palmeiras) e Róger Guedes, Giuliano e Du Queiroz (Corinthians)

GOLS:
Palmeiras:
Murilo e Raphael Veiga, aos 15 e 35 minutos do 1T
Corinthians: Piquerez, aos 31 minutos do 2T

PALMEIRAS: Weverton, Mayke (Garcia), Murilo, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Richard Rios), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Jhon Jhon); Artur (Giovani), Dudu e Rony (Rafael Navarro). Técnico: Abel Ferreira

CORINTHIANS: Cássio, Du Queiroz (Fagner), Murillo, Gil e Matheus Bidu; Fausto Vera (Maycon), Roni e Adson (Paulinho); Romero (Giuliano), Róger Guedes e Yuri Alberto (Giovane). Técnico: Danilo (interino)