Topo

Fluminense

Flu adotou rotina especial de treinos para ter Marcelo na Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/05/2023 04h00

O Fluminense terá a volta do lateral-esquerdo Marcelo no importante jogo diante do River Plate, da Argentina, hoje (2), no Maracanã. Para estar disponível na Libertadores, o jogador fez trabalho especial.

Marcelo ficou no Rio de Janeiro durante a viagem do Flu para os jogos com Paysandu e Fortaleza. Diante do Athletico-PR em casa ele nem foi relacionado. O planejamento físico já era uma preocupação no momento da contratação do atleta.

O jogador sentiu dores musculares na panturrilha direita durante a partida contra o The Strongest e foi substituído ainda no primeiro tempo. Depois disso, chegou a ser avaliado pelo departamento médico e passou a cumprir uma programação diferente de atividades visando a partida contra o River.

Internamente não havia dúvidas sobre a presença dele no Maracanã. O Flu, inclusive, não divulgou qualquer informação sobre ele nos últimos três jogos. O clube tem se fechado ao falar sobre o lateral.

Agora, Marcelo deve ser titular novamente de Fernando Diniz. Com isso, Alexsander pode voltar a ser aproveitado no meio de campo. Até o momento, Marcelo tem quatro jogos pelo Fluminense.

Estratégia

A volta de ídolos como estratégia também passa pelo entendimento interno de que eles não vão estar disponíveis em todas as partidas. Quando assinou com Fred em 2020, por exemplo, o Fluminense também viveu essa preocupação pelo tempo de inatividade do atacante.

Quando Marcelo chegou ao Tricolor, o departamento de futebol já planejava entre duas e três semanas de preparação intensa para deixá-lo na forma física ideal. A programação era que ele estreasse apenas no primeiro jogo da Libertadores, mas acabou entrando em campo já na final do Carioca.

Aos 34 anos, Marcelo jogou pouco pelo Olympiacos na Grécia e nas últimas três temporadas antes de voltar ao Brasil fez 47 partidas no total. No ano em que mais entrou em campo na carreira, por exemplo, fez 53 jogos.

O Fluminense é o líder do Grupo D da Libertadores com seis pontos em dois jogos. O River Plate é o terceiro colocado com três pontos, empatado com The Strongest, da Bolívia, mas com pior saldo de gols. E o Sporting Cristal, do Peru, é o lanterna com zero.

Fluminense