Topo

Santos perde para o Newell's e se complica na Sul-Americana

Mendoza em ação pelo Santos contra o NOB, na Sul-Americana - Raul Baretta (SANTOS FC)
Mendoza em ação pelo Santos contra o NOB, na Sul-Americana Imagem: Raul Baretta (SANTOS FC)

Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

02/05/2023 23h25

O Santos perdeu para o Newell's Old Boys por 1 a 0, na Argentina, pela terceira rodada da fase de grupos da Sul-Americana. O gol foi de Iván Gómez.

O gol dos argentinos veio de uma falha grotesca de Bauermann e Messias, em marcação em cima de Iván. O Santos vivia melhor momento na reta final da partida e esteve mais próximo de abrir o placar com Lucas Braga, que perdeu gol feito.

O Santos teve dois importantes desfalques: Marcos Leonardo, com febre, e Soteldo, lesionado. Sem a dupla, Odair apostou em seu xodó Deivid Washington, que teve sua primeira partida como titular, ao lado de Ruiz e Mendoza.

O Santos, com quatro pontos, está mais longe da classificação em primeiro às oitavas de final da Sul-Americana. O Newell's foi a 9, com 100% de aproveitamento. No novo regulamento da competição, segundo colocado enfrentam o terceiro dos grupos da Libertadores pelas vagas finais. O primeiro avança direto.

O Peixe agora não depende mais de si mesmo pela classificação em primeiro. O time de Odair Hellmann precisará vencer Audax Italiano, Blooming e o próprio Newell's e torcer por pelo menos um tropeço do time argentino para ser o líder. Se vencer os três jogos, garante o segundo lugar.

O Peixe volta a campo no sábado (6), contra o Cruzeiro, às 16h, no estádio Independência, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi marcado pelo marasmo das equipes. A partida foi equilibrada, mas sem grandes emoções. Cheia de faltas e burocracias, o jogo parou muitas vezes. A melhor chance veio apenas aos 36 minutos com Mendoza, atacante do Santos, que por muito pouco não abriu o placar. Antes disso Brian Aguirre tentou aos 17 minutos, mas não levou grande perigo.

Argentinos surpreenderam. Diferentemente do 1T, as equipes estiveram mais intensas e ofensivas. As chances de gol vieram para os dois lados, mas foi o Santos quem levou o maior perigo. Deivid Washington surpreendeu com uma cavadinha que por muito pouco não entrou, além de Lucas Braga, que perdeu um gol inacreditável, cara a cara com goleiro. Em seu melhor momento no jogo, o Santos entregou os pontos em falha grotesca de Bauermann e Messias em marcação do argentino Iván, que abriu o placar já aos 38 minutos, não dando chances para os santistas reverterem.

Lances importantes

A melhor chance do primeiro tempo veio apenas aos 36 minutos - Mendoza apareceu no segundo pau e bateu bonito de chapa. A bola passou raspando, mas não entrou.

Xodó de Odair quase desencanta - Deivid Washington, aos três minutos, arrancou com a bola, driblou e tentou cavar. Por muito pouco a bola não entrou.

QUE DEFESA! Aos 26 minutos, em uma pressão dos donos da casa, Bauermann sai errado e deixa a bola nos pés de Portillo, que chuta forte e faz João Paulo se esticar para tirar.

Perdeu gol feito - Dois minutos após Portillo quase abrir o placar, Lucas Braga perde gol feito. Ele recebe bola na medida de Fernández e, cara a cara com o goleiro, chuta por cima.

GOL ARGENTINO - Em falha bizarra de Eduardo Bauermann e Messias, em marcação em cima de Iván, os Newell's old Boys abrem o placar aos 38.

FICHA TÉCNICA
NEWELL'S OLD BOYS 1 X 0 SANTOS


Local: Estádio Coloso del Parque, na Argentina.
Data: 02/05/2023, terça-feira.
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera
Cartões amarelos: Lucas Lima, Lucas Pires e Dodi (Santos) Pittón e Pablo Pérez (NOB)

GOLS:
SANTOS: -

NOB: Iván, aos 38 do 2T.

NEWELL'S OLD BOYS: Hoyos; Mosquera, Ditta, Ortiz e Pittón (Martino); Gómez, Portillo (Pablo Pérez) e Sforza; Aguirre, Recalde e Pérez (Sordo). Técnico: Gabriel Heinze

SANTOS: João Paulo, Nathan, Messias, Bauermann e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ângelo), Dodi e Lucas Lima; Daniel Ruiz (Lucas Braga), Mendoza e Deivid Washington. Técnico: Odair Hellmann.