Palmeiras bate Barcelona no Equador e pula para 2º no grupo da Libertadores
O Palmeiras foi superior e bateu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, no Equador, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores.
Raphael Veiga, de pênalti, e Gustavo Gómez marcaram os gols da vitória. Os tentos saíram aos 48 minutos do primeiro tempo e aos 2 da etapa complementar, respectivamente.
O Alviverde chegou aos seis pontos e subiu para a vice-liderança do Grupo C, tendo a mesma pontuação do Bolívar, mas ficando atrás pelo saldo de gols. Barcelona e Cerro Porteño vêm atrás, ambos com três.
A equipe comandada por Abel Ferreira volta a campo pela Libertadores em 25 de maio para enfrentar o Cerro, fora de casa. Antes disso, o Palmeiras possui compromissos pelo Brasileirão e pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Triunfo fora de casa dá tranquilidade
A partida começou truncada e com o time da casa pressionando. Os visitantes demoraram alguns minutos para se ajustarem em campo até o confronto ficar equilibrado.
Com força máxima, o Alviverde reagiu e assumiu o domínio das ações no decorrer do primeiro tempo. A equipe explorava lançamentos e a velocidade dos homens da frente.
Murilo sentiu dores no ombro direito após uma divida na etapa inicial e foi substituído aos 27 minutos. O zagueiro estreou na atual edição da Libertadores após cumprir suspensão e deu lugar a Luan.
Rony quase inaugurou o placar duas vezes antes de sofrer o pênalti, mas parou em Mendoza até ser derrubado pelo goleiro na área. O artilheiro Raphael Veiga converteu a cobrança e marcou o seu sétimo gol na temporada.
O Palmeiras contou com um gol relâmpago na volta do intervalo e passou a controlar o resultado. O Alviverde ainda teve chances para ampliar o placar, mas também cedeu espaço ao adversário e viu Weverton impedir que o Barcelona diminuísse a vantagem.
Os jogadores alviverde usaram uma faixa preta no braço esquerdo em homenagem ao coordenador médico Gustavo Magliocca. O profissional de 42 anos morreu por causa de um câncer no cérebro.
Gols e destaques
Primeira chegada. Aos 4 minutos de jogo, Ortíz mandou um balão para a área e Rodríguez desviou de cabeça, mirando o cantinho. A bola não pegou força e Weverton espalmou para escanteio.
Palmeiras responde. Aos 22, Veiga arriscou de longe, a bola bateu na marcação e sobrou para Mayke, com espaço. O lateral optou pelo cruzamento rasteiro, mas acertou a marcação e a bola foi afastada.
Em cima da linha. Aos 33, Veiga deu um toque de primeira na entrada da área e encontrou Rony livre. O atacante bateu na saída do goleiro e ia em direção ao gol, mas Pineida tirou em cima da linha.
Mendoza pega. Aos 40, Luan fez lançamento da defesa, a bola atravessou o campo do Brcelona e chegou em Rony, que bateu cruzado e parou em defesa do goleiro equatoriano.
Pênalti e 1x0. Aos 44, Rony foi lançado por Veiga, novamente em velocidade, deu um toque e dividiu com Mendoza. O palmeirense caiu na área e o juiz assinalou pênalti. Veiga foi para a cobrança e converteu, deslocando o goleiro.
2x0. Aos 2 minutos do segundo tempo, Veiga bateu escanteio pela direita, um jogador do Barcelon desviou e a bola sobrrou para Gómez. O zagueiro paraguaio deu um peixinho para empurrar para dentro da rede.
Trave. Aos 11, Sosa avançou com espaço e mandou uma bomba do meio da rua, carimbando a trave de Weverton.
Weverton salva. Aos 19, Preciado apareceu livre na área para receber um cruzamento. Weverton saiu do gol e cresceu diante do adversário para evitar o gol dos mandantes.
Opinião dos colunistas
É verdade que não foi com um futebol vistoso, como o pessoal cobra por aí. Mas vocês acham que o palmeirense está ligando para isso? Com certeza não! O palmeirense, na verdade, nunca foi tão feliz quanto agora!" Milton Neves
Os primeiros 30 minutos de Barcelona-EQU e Palmeiras foram um teste para quem gosta de futebol. O Alviverde acordou, alavancado por Raphael Veiga, o homem do jogo." Alicia Klein
O Palmeiras sofreu 17 finalizações, sete no alvo, Wéverton realizou quatro defesas, duas muito difíceis, e mesmo com a pressão, o time de Abel Ferreira voltou a passar uma partida completa sem sofrer gols, depois de seis jogos sendo vazado." PVC
Novidade zero: o Palmeiras jogou como sempre e ganhou também como sempre." Juca Kfouri
Poderia ter sido um placar mais elástico, mas o Palmeiras foi encurralado pelo adversário e sofreu na marcação. Por sorte, a trave e o goleiro Weverton impediram um gol dos donos da casa." Luís Rosa
Ficha técnica
Barcelona-EQU 0 x 2 Palmeiras
Competição: 3ª rodada da Libertadores
Local: Estádio Monumental Isidro Romero, em Guayaquil, no Equador
Data e hora: 3 de maio de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Andres Rojas
VAR: Leonard Mosquera
Amarelos: Rony, Luan, Pineida, Raphael Veiga, Fabián Bustos e Rodríguez
Gols: Raphael Veiga, aos 48'/1ºT, e Gustavo Gómez, aos 2'/2°T
Barcelona-EQU: Mendoza; Velasco (Portocarrero), Sosa, Rodriguez (Bauman) e Pineida; Gaibor, Souza, Corozo (Fydriszewski), Díaz (Cortez) e Ortíz (Preciado); Rodríguez. Técnico: Fabián Bustos.
Palmeiras: Weverton, Mayke, Murilo (Luan), Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga (Ríos); Artur (Navarro), Dudu (Breno Lopes) e Rony (Garcia). Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.