Topo

Como grave lesão atrapalhou parceria de Sampaoli com técnico do Racing

Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, fez a sua estreia contra o Ñublense, pela Libertadores - Jorge Rodrigues/AGIF
Jorge Sampaoli, técnico do Flamengo, fez a sua estreia contra o Ñublense, pela Libertadores Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF
e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

04/05/2023 04h00

Racing e Flamengo duelam hoje (4), pela Libertadores, e à beira do gramado reservam o encontro entre Fernando Gago e Jorge Sampaoli. O ex-volante e o treinador rubro-negro prometiam uma parceria, mas tiveram a trajetória interrompida por uma grave lesão.

Esta será a primeira vez de Sampaoli na Argentina desde a Copa do Mundo de 2018, e justamente contra a torcida do Racing, que pegou "bronca" do treinador após Lautaro Martínez ficar fora da lista daquele Mundial.

Lesão que mudou os rumos

Fernando Gago foi jogador e atuou por Boca Juniors, Real Madrid, Roma, Valencia e Vélez Sarsfield. Ele parou em 2020.

O também argentino Sampaoli chegou ao comando da seleção do país natal em 2017, e enxergava em Gago uma peça-chave para aquele time.

Mas em outubro daquele ano, em um duelo com o Peru, na Bombonera, o jogador se lesionou.

O sonho e o retorno

Sampaoli foi anunciado como técnico da Argentina em junho de 2017, com a missão de levar a seleção à Copa do Mundo da Rússia.

Em outubro, os hermanos tinham um jogo decisivo contra o Peru, pelas Eliminatórias, e recorreram à mística da Bombonera. À época, Gago estava longe da seleção havia dois anos, devido a uma lesão no joelho.

Sampaoli, por sua vez, convocou o volante pensando em um "parceiro ideal" para Messi na criação das jogadas.

Ele, porém, ficou pouco em campo. Gago entrou no lugar de Ever Banega e, quatro minutos depois, ao tentar um passe longo, sentiu o joelho direito. "Rompi o [ligamento] cruzado", lamentou.

Fernando Gago se lesionou logo após entrar em campo pela Argentina - Agustin Marcarian/Reuters - Agustin Marcarian/Reuters
Imagem: Agustin Marcarian/Reuters

Apesar do problema, ele quis ficar em campo. "Você rompeu o ligamento do joelho", disse o médico. "Não importa. Deixa eu seguir jogando. Deixa eu jogar", respondeu.

"Foi um golpe. Foi muito doloroso, ele era um jogador muito valioso e queria muito estar lá", disse Sampaoli após o jogo.

O então treinador da Argentina nunca escondeu a confiança que tinha em Gago e prometeu esperá-lo até o último momento para a convocação para a Copa. "Segue mantendo a esperança de estar no grupo e segue lutando por isso. Sempre destaco o valor que Gago tem, e isso vai nos fazer esperar até o último momento", afirmou.

Em março de 2018, porém, o volante voltou a ter uma lesão no joelho direito. Por fim, não integrou o grupo que foi para a Rússia.

Caminhos

De lá para cá, Gago deixou o Boca, acertou com o Vélez Sarsfield e se aposentou em 2020. Ele foi anunciado como técnico do Racing em outubro de 2021.

Sampaoli teve passagens por Santos, Atlético-MG, Olympique de Marselha, da França, Sevilla, da Espanha, e foi recentemente contratado pelo Flamengo, para ocupar a vaga deixada pelo português Vítor Pereira.

O confronto desta noite será o primeiro de Sampaoli e Gago à beira do gramado.

País natal

Esta será a primeira vez de Sampaoli na Argentina desde a Copa do Mundo de 2018. E o reencontro com o país natal vai acontecer justamente contra o Racing.

Os torcedores do Academia pegaram "bronca" de Sampaoli depois que o treinador assistiu a diversos jogos do time para observar Lautaro Martínez, mas, no fim, não o convocou para o Mundial. Centurión, ex-São Paulo, estava no Racing à época e também não integrou a lista, o que gerou reclamações.