Topo

Brasileirão - 2023

Cruzeiro vence o Santos com dois gols de Wesley e vira líder do Brasileirão

Wesley, do Cruzeiro, comemora após marcar contra o Santos, pelo Brasileirão - Gilson Junio/AGIF
Wesley, do Cruzeiro, comemora após marcar contra o Santos, pelo Brasileirão Imagem: Gilson Junio/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

06/05/2023 17h59Atualizada em 06/05/2023 18h08

O Cruzeiro venceu o Santos por 2 a 1 neste sábado, no Estádio Independência, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Os gols da Raposa foram de Wesley. Ângelo fez o de honra do Peixe.

O Cruzeiro vai a nove pontos, na liderança do Brasileirão, e aguarda pelos demais resultados da rodada. O Santos, com apenas quatro, é o 11º e pode perder posições.

A Raposa de Pepa foi superior ao Peixe de Odair Hellmann. O Santos saiu atrás no primeiro tempo, buscou o empate e levou o desempate pouco depois. No geral, os donos da casa foram melhores técnica e taticamente.

O confronto marcou o fim de jejum para os dois atacantes. Wesley e Ângelo não faziam um gol há 11 e sete meses, respectivamente. Wesley marcou pela primeira vez pelo Cruzeiro e Ângelo desencantou em 2023. O goleiro do Santos, João Paulo, foi mal nos dois gols de Wesley.

Wesley não fazia um gol desde o Palmeiras. Ele começou a partida no banco de reservas e entrou logo no início, após lesão de Bilu. Há suspeita de ruptura do tendão de aquiles.

O Cruzeiro voltará a campo para enfrentar o Fluminense, quarta-feira, na volta ao Mineirão. O Santos receberá o Bahia no mesmo dia, na Vila Belmiro.

Como foi o jogo

O primeiro tempo foi de domínio do Cruzeiro de Pepa. Após 20 minutos de equilíbrio, a Raposa abriu o placar com Wesley, que substituiu o lesionado Bilu minutos antes e quebrou jejum de 11 meses sem marcar. A partir daí, a Raposa controlou a partida.

O Santos teve dificuldade para criar chances e só assustou em um contra-ataque que terminou com defesa de Rafael Cabral em chute de primeira de Mendoza. O Peixe de Odair Hellmann apresentou problemas na defesa e nenhuma criatividade no ataque.

A segunda etapa teve mais emoção, mas o domínio do Cruzeiro se manteve. O Santos até assustou com um bonito gol de Ângelo aos 12 minutos, mas a raposa continuou firme e desempatou com o segundo gol de Wesley.

Odair abriu o time, terminou o jogo com quatro atacantes e partiu em busca do empate, mas o Santos não criou mais chances claras e perdeu outra no Brasileirão. A única oportunidade foi em um cabeceio de Marcos Leonardo, que raspou o travessão. No fim das contas, vitória merecida do Cruzeiro.

Homenagem aos campeões

O elenco do Sada Cruzeiro, campeão da Superliga Masculina de Vôlei no dia 30 de abril, foi a campo no intervalo para receber o carinho da torcida da Raposa.

O Cruzeiro é dirigido pelo técnico Filipe Ferraz e tem nomes de peso como Lucão e Wallace. A presença de Wallace na final gerou punição severa à Confederação Brasileira de Vôlei.

Lances importantes

1 a 0. Aos 20 minutos, Bruno Rodrigues cobrou escanteio fora da área, Mateus Vital abriu para Ramiro e o cruzamento encontrou Wesley no segundo pau. A defesa do Santos deu todo o espaço do mundo para o Cruzeiro.

1 a 1. Aos 12 minutos do segundo tempo, Ângelo tocou para Marcos Leonardo, recebeu ótima assistência em profundidade e encobriu o goleiro Rafael Cabral.

Desempate. No minuto 12, Marlon passou livre pela esquerda e cruzou rasteiro antes de João Paulo espalmar nos pés de Wesley. 2 a 1.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 x 1 SANTOS

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 6 de maio de 2023 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Michael Correia
VAR: Daniel Nobre Bins
Público: 21.191
Cartões amarelos: William, Gabriel Inocêncio, Ramiro, Lucas Oliveira, Richard e Henrique Dourado (Cruzeiro) e Lucas Lima (Santos)

GOLS
Cruzeiro:
Wesley (2), aos 20 minutos do 1ºT e 16 minutos do 2ºT
Santos: Ângelo, aos 12 minutos do 2ºT

CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard, Ramiro (Machado), Mateus Vital (Neto Moura), Bruno Rodrigues, Rafael Bilu (Wesley) e Gilberto (Henrique Dourado). Técnico: Pepa

SANTOS: João Paulo, Nathan (Gabriel Inocêncio), Messias, Joaquim e Lucas Pires; Rodrigo Fernández (Ed Carlos), Camacho (Deivid Washington) e Lucas Lima (Daniel Ruiz); Lucas Braga (Ângelo), Mendoza e Marcos Leonardo. Técnico: Odair Hellmann