Topo

Cruzeiro

Cruzeiro afasta Richard após volante ser citado em conversa com apostador

Richard, volante do Cruzeiro - Divulgação/Cruzeiro
Richard, volante do Cruzeiro Imagem: Divulgação/Cruzeiro

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/05/2023 11h38

Na manha desta quarta-feira, o Cruzeiro anunciou que o volante Richard está "afastado preventivamente das atividades da equipe de futebol profissional".

O que aconteceu

O atleta, apesar de ainda não ser investigado pela operação Penalidade Máxima, aparece em conversas com apostadores. As mensagens estão anexadas à denúncia do Ministério Público de Goiás sobre a manipulação de jogos das Série A e B do Campeonato Brasileiro.

Richard, enquanto atuava pelo Ceará, teria recebido um depósito de R$ 40 mil, de acordo com os prints presentes no inquérito, para receber cartão amarelo na partida, que terminou empatada por 1 a 1 contra o Cuiabá. Em uma das mensagens, o volante diz que havia sido cooptado por outros três apostadores, mas recusou.

A conversa é retomada alguns minutos depois com o envio do comprovante de depósito, via Pix, para o volante: "Tá pago aí, meu amigo. Marcha na carreta", escreveu o apostador.

Outros atletas envolvidos

Além de Richard, outro ex-atleta do Ceará aparece nas conversas: Nino Paraíba. No mesmo jogo contra o Cuiabá, Nino também teve conversas com apostadores para levar o cartão amarelo. Ele recebe a punição aos nove do segundo tempo, três minutos antes que Richard. Atualmente ele atua pelo América-MG.

O Ministério Público obteve mensagens que mencionam outro jogador do América-MG, o meia Matheusinho. Em uma gravação de áudio datada de 14 de setembro, um apostador afirma que está em acordo com o jogador e que dará a ele um adiantamento de R$ 20 mil.

Até o momento, o último jogador de futebol mineiro mencionado é Dadá Belmonte. Ele jogava pelo Goiás no ano passado e seu nome está envolvido na aposta que também inclui o zagueiro Eduardo Bauermann, afastado das atividades do Santos nesta terça-feira.

Dadá foi expulso no segundo tempo do jogo contra o Fluminense no Maracanã, durante o Campeonato Brasileiro do ano passado, depois de uma briga com Paulo Henrique Ganso. Agora no América-MG, o jogador é mencionado em uma conversa entre um apostador e o zagueiro Kevin Lomónaco, do Bragantino, que está sendo investigado pelo Ministério Público.

Não fecho com ngm (ninguém) a não ser você, sou papo reto bagulho não é brincadeira."
Richard, supostamente em diálogo com apostador

Veja o curto comunicado do clube mineiro

Cruzeiro