Palmeiras busca arrancada no Brasileiro para cumprir plano campeão de Abel
O Palmeiras tem a sua primeira sequência de jogos pelo Brasileirão e busca uma vitória contra o Grêmio, hoje, no Allianz Parque, para repetir o "plano campeão" de Abel Ferreira.
O que aconteceu
O Palmeiras é o vice-líder do Brasileirão, com dez pontos. O time está atrás apenas do Botafogo, único com 100% de aproveitamento.
O time de Abel Ferreira precisa de 20 pontos nos dez primeiros jogos para brigar pelo título. Este é o "número mágico" descrito por Abel Ferreira em seu livro "Cabeça Fria, Coração Quente" (Garoa Livros).
O Alviverde também busca o melhor aproveitamento em casa. Assim, é importante somar seis pontos nos dois próximos compromissos (contra Grêmio e Red Bull Bragantino).
A matemática de Abel
O treinador detalhou as metas para levantar o título nacional em 2022. A versão estendida de "Cabeça Fria, Coração Quente" (Garoa Livros, p. 488 a 500) traz os "segredos" da comissão para ser campeão brasileiro.
- ter a melhor defesa
- grande aproveitamento em casa
- fazer 20 pontos a cada dez jogos
O Palmeiras foi campeão e seguiu o plano praticamente à risca. O time ultrapassou os 80 pontos (fez 81), teve a melhor defesa e ficou apenas três jogos sem pontuar, mas foi o segundo melhor mandante, ficando atrás do Internacional.
Sete dos últimos 11 campeões brasileiros foram campeões somando até 80 pontos
Seria fundamental construirmos a mentalidade de que, quando não for possível vencer um jogo, não o podemos perder. Na temporada anterior [2021], tivemos no Campeonato Brasileiro mais derrotas (12) do que empates (6) - e isso [...] dificulta sobremaneira o alcance de nossos objetivos. Quando não se pode ganhar, não se perde".
Cabeça Fria, Coração Quente (Garoa Livros, p. 389)
Assista o documentário "Inimigos Íntimos" disponível no UOL Play:
O 15 mágico
Abel e sua comissão técnica fizeram um estudo antes de estrearem no Brasileirão, em 2021. Na época, eles analisaram os últimos 11 anos do torneio e estabeleceram pilares para a conquista do título.
15 se tornou o "número mágico" de cada partida pelo campeonato. O Palmeiras deveria fazer 15 finalizações, 15 cruzamentos, 15 recuperações e 15 faltas em cada rodada.
Outros objetivos
- três finalizações de bola parada por jogo
- oito chutes concedidos por jogo
- aproveitamento 71% (sendo 85% em casa e 57% fora)
Agenda
O Palmeiras recebe o Grêmio, hoje, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, pela quinta rodada.
Na sequência, o time recebe o Red Bull Bragantino. O jogo será neste sábado (13), às 18h30 (de Brasília), pela sexta rodada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.