São Paulo leva pressão, empata com Fortaleza e segue invicto com Dorival
São Paulo e Fortaleza ficaram no empate por 0 a 0, no Castelão, no encerramento da quinta rodada do Brasileirão.
Guilherme acertou o travessão e Nestor desperdiçou na cara do gol nas principais chances da partida.
Brítez e Nestor foram expulsos, ambos na segunda etapa, por tomar dois amarelos.
O Tricolor paulista chegou aos oito pontos com o resultado e está em sétimo. O time segue sem ser derrotado no campeonato desde o revés na estreia.
Já o Leão do Pici aparece uma posição à frente na tabela, em sexto, com nove. A equipe é uma das únicas três ainda invictas no torneio, junto de Botafogo e Palmeiras.
O próximo compromisso do São Paulo será o clássico contra o Corinthians, no domingo (14), na Neo Química Arena. O Fortaleza volta a campo no mesmo dia para enfrentar o Grêmio, fora de casa, também pela sexta rodada.
Curiosidade: Dorival Júnior manteve a sua invencibilidade no cargo. São três vitórias e três empates sob o comando do treinador são-paulino.
Como foi o jogo
Os visitantes controlaram a posse, mas foi o Leão quem levou mais perigo. A equipe de Vojvoda explorou principalmente a velocidade de Pikachu para chegar ao ataque.
Os goleiros, no entanto, foram pouco acionados na partida. O São Paulo só acertou a meta do Fortaleza uma vez durante todo o duelo, e Rafael chegou a ser exigido de fato somente na reta final.
O Tricolor paulista teve o retorno de Calleri no time titular. Aguerrido, o argentino foi o principal nome do time no confronto, mas sofreu com a baixa criatividade dos companheiros e acabou passando em branco.
A desvantagem numérica do Fortaleza durou pouco tempo e o time da casa pressionou até o fim. Brítez foi para o vestiário aos 17 minutos do segundo tempo, Nestor seguiu seus passos aos 25, e a defesa do São Paulo quase se complicou no apagar das luzes.
Lances de destaque
São Paulo chega. Aos 3' de jogo, Marcos Paulo pressionou no campo do Fortaleza, roubou a bola e arriscou de fora, mas o chute saiu rente à trave.
Fortaleza responde. Aos 6', Romero recebeu em contra-ataque e ajeitou de cabeça para Pikachu, que avançou e mandou uma bomba rasteira. Rafael acompanhou, mas a bola foi para fora.
Travessão. Aos 9', Tinga acionou Pikachu pela direita, que cruzou para a área. Guilherme apareceu entre dois defensores e cabeceou firme, carimbando o travessão.
Na bronca. Aos 20', Calleri recebeu próximo da área. Ele foi derrubado por Tinga, mas Marcos Paulo ficou com a sobra e acabou sendo desarmado na sequência. Dorival Júnior ficou reclamando que o time não teve vantagem na jogada.
Pikachu desperdiça. Aos 49', Romero ajeitou para Pikachu, que invadiu a área pela direita e finalizou diante de Rafael, mas acertou a rede do lado de fora.
Nestor perde gol feito. Aos 22' do segundo tempo, o São Paulo chegou na área do Fortaleza triangulando, e Nestor saiu na cara do gol, mas parou em Kozlinski.
Quase uma lambança. Aos 38', Pablo Maia errou a saída de bola na área, Pikachu roubou e tocou para Thiago Galhardo. Gabriel Neves apareceu para conseguiu afastar o perigo.
Por pouco Rafael não entrega. Aos 47', o goleiro são-paulino errou e furou o domínio da bola, mas conseguiu se recuperar e afastou a bola para a linha lateral.
Opinião dos colunistas
O Tricolor paulista estava melhor que o time cearense e com um pouco mais de coragem poderia ganhar três pontos valiosos em sua campanha.No fim do jogo, a timidez se transformou em medo de perder e foi o que quase aconteceu." Juca Kfouri
O São Paulo conseguiu o que poucos acreditavam: não perder para o Fortaleza fora de casa. E conseguiu o ponto do jeito que sabe, pode e consegue: com muita luta e marcação. O tempo todo." Menon
Não se preocupem, são-paulinos! Sabem por que não saiu gol do Tricolor hoje? Porque poupou para o Majestoso de domingo! E, pela fase vivida pelo rival, aposto que o São Paulo devolverá aquela goleada de 6 a 1 de 2015, na mesma Neo Química Arena." Milton Neves
Ficha técnica
Fortaleza 0 x 0 São Paulo
Competição: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 11 de maio de 2023, às 20h
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Celso Luiz da Silva
VAR: Rodrigo Nunes de Sá
Público: 37.775
Renda: R$ 551.472,00
Amarelos: Brítez, Raí Ramos, Nestor, Pikachu, Gabriel Neves e Alisson
Vermelhos: Brítez e Nestor
Fortaleza: Kozlinski; Tinga, Brítez e Titi; Lucas Crispim (Bruno Pacheco), Zé Welison (Zanocelo), Caio Alexandre, Pochettino (Thiago Galhardo) e Yago Pikachu; Guilherme (Calebe) e Romero (Ceballos). Técnico Juan Pablo Vojvoda
São Paulo: Rafael; Raí Ramos (Rafinha), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Caio Paulista); Pablo Maia, Nestor, Alisson e Rato (Gabriel Neves); Marcos Paulo (Luciano) e Calleri (Juan). Técnico: Dorival Junior
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.