Topo

Edinho sonha com 'experiência Pelé' em Santos e quer lutar pela marca

Edinho, filho de Pelé, posa ao lado da irmã Kelly Cristina no hospital Albert Einstein - Reprodução/Instagram
Edinho, filho de Pelé, posa ao lado da irmã Kelly Cristina no hospital Albert Einstein Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

12/05/2023 04h00

Filho de Pelé, Edinho sonha em desenvolver um projeto com a Prefeitura de Santos para criar uma experiência de visitação sobre a história do Rei.

O que aconteceu

Edinho gostaria de criar um tour sobre a história de Pelé. A ideia seria começar com uma visita pela cidade, passando pela Vila Belmiro, Memorial das Conquistas, Museu Pelé e encerrar no Memorial Necrópole Ecumênica como uma despedida.

Para isso, Edinho teria que alinhar a ideia com o dono da Marca Pelé. O Museu Pelé, no momento, é de Joe Fraga, dono da marca que leva o nome do Rei.

A expectativa é que a ideia saia do papel e seja discutida ao longo do ano. Edinho, aliás, esteve à frente das burocracias para a abertura do Mausoléu do Rei, localizado no Memorial de Santos, ao lado de Marcia Aoki, viúva de Pelé.

Hoje isso passa pela questão da marca, é uma formalidade. Tenho que compreender e desenvolver junto, amarrar um pouco. Quero reaver essa questão da marca para mim e minha família. Tenho um enorme desejo para que todos do mundo que tenham vontade de visitá-lo, chegar próximo, e conhecer, revisitar a história."

Edinho, filho do Pelé, ao UOL.

Marca Pelé

A Marca Pelé ainda é frequentemente discutida entre os filhos do Rei. A família gostaria de tentar possuir o legado do pai após sua morte, mas há questões jurídicas que impedem.

Tudo que envolve a imagem de Pelé é tratado pelo norte-americano Joe Fraga, CEO da Sports 10, empresa responsável pelos direitos de imagem do Rei desde 2009.

Como empresário, ele foi responsável por organizar amistosos de futebol internacionais nos EUA e participou da recriação do Cosmos, em Nova York, no início dos anos 2000. Joe conheceu Pelé no lançamento do novo Cosmos, em 2002. A aproximação por causa de ações como essa fez com que o ex-jogador o aceitasse com facilidade. Desde então, Joe segue como dono da marca que leva o nome do Rei.