Topo

Ex-técnico de Richarlison, Abel Braga critica relação de Conte com atacante

Richarlison cumprimenta Antonio Conte, ex-técnico do Tottenham. - PAUL CHILDS/Action Images via Reuters
Richarlison cumprimenta Antonio Conte, ex-técnico do Tottenham. Imagem: PAUL CHILDS/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 13h52

A primeira temporada de Richarlison no Tottenham não correspondeu às expectativas. Abel Braga, que comandou o atacante em passagem pelo Fluminense, comentou sobre a adaptação difícil ao clube londrino.

O que aconteceu

Abel Braga criticou Antonio Conte pela maneira como lidou com Richarlison. O ex-técnico comentou sobre o atacante em entrevista ao portal 'The Athletic'. Abelão treinou o "Pombo" em 2017, quando defendia o Fluminense.

Para Abel, Richarlison é do tipo de jogador que precisa de intimidade com o treinador. Na visão do brasileiro, Conte é inflexível e não soube extrair o melhor do atacante.

2022/23 não foi uma boa temporada para Richarlison. Contratado pelo Tottenham por 50 milhões de libras (aproximadamente R$ 315 milhões em julho de 2022, quando aconteceu o negócio), o atacante sofreu para encontrar o caminho das redes. O brasileiro fez três gols e deu cinco assistências em 33 partidas.

A relação do atacante com o ex-técnico do Tottenham, Antonio Conte, teve pontos de tensão. No início de março, Richarlison criticou o pouco tempo de jogo recebido, e disse que a temporada "está sendo uma merda". O treinador italiano foi demitido três semanas depois.

As pessoas criticam muito os técnicos brasileiros, mas há uma força real aqui. Nós tentamos entender cada indivíduo num nível social, cultural, e assim por diante. Alguns jogadores precisam que você seja uma figura paterna. Outros só vão reagir se você gritar com eles. Conte não parecia entender isso. Ele é o tipo de técnico que mal conversa com o jogador durante uma temporada inteira" Abel Braga

Você precisa entender a vida do jogador, sua infância, muitas coisas. É assim que você conhece sua personalidade. Você não pode ter uma única maneira de se comportar com todo jogador. Você precisa de intimidade, um tipo de reciprocidade: você sabe como ele gosta de ser tratado e também sabe o que vai ganhar em troca. Não custa nada. Conte não é assim. Com ele, é 'Do meu jeito ou rua'. E se você é assim, arrisca perder um jogador tão bom quanto Richarlison" Abel Braga