Topo

Copa do Brasil - 2023

Felipe Melo foi bem expulso? Ex-árbitros comentam polêmica do Fla-Flu

Do UOL, em São Paulo

16/05/2023 23h26Atualizada em 17/05/2023 19h26

A expulsão de Felipe Melo após falta em Gabigol foi a grande polêmica de Fluminense 0x0 Flamengo, jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil ocorrido hoje no Maracanã.

O que aconteceu

O jogador do Fluminense levou o cartão vermelho após revisão do VAR por falta cometida em Gabigol já na casa dos sete minutos do segundo tempo. Ele acertou o atacante por baixo quando o rival tentava alcançar um passe de Arrascaeta

Felipe Melo levou inicialmente o amarelo, mas o árbitro Anderson Daronco mudou a cor do cartão ao analisar o lance na cabine de vídeo. O lance gerou revolta por parte dos atletas do Fluminense, e Ganso foi advertido por reclamação.

Ex-árbitros analisam lance ao UOL

Emidio Marques: "A ação do Gabigol é convergente à meta. Esta ação caracteriza que ele tem uma possibilidade clara de conseguir um tento, logo, não cabe advertência, mas somente expulsão. Se a ação fosse para um dos lados ou em direção aos cantos do campo, caberia advertência com cartão amarelo. O único reparo que faço é que os árbitros poderiam decidir de maneira independente, mas eles se acomodam e obrigam o VAR a intervir."

Guilherme Ceretta: "Foi uma disputa forte com contato para amarelo. Pela distância da meta e pelo toque ser para a lateral — gesto que o Daronco fez quando aplicou o amarelo —, não vejo oportunidade clara de gol. Infelizmente, o Felipe Melo pagou pelo histórico. Logo depois, o Ganso passou do limite desrespeitando a pessoa do Daronco, que não teve coragem de expulsá-lo."

Carlos Eugênio Simon: "Cartão vermelho [bem aplicado] por impedir uma clara e manifesta possibilidade de gol. O Felipe Melo foi bem expulso."

José Aparecido de Oliveira: "No primeiro momento, me parecia cartão amarelo, mas devido à intensidade do lance e a recomendação do VAR, houve a troca do cartão para vermelho. Portanto, houve acerto da arbitragem, embora tenha sido um jogo muito faltoso e com poucos cartões — que, para este jogo não cabiam."

Ulisses Tavares: "Não sei por que o árbitro teve que recorrer ao VAR: o lance foi na sua frente. Foi uma entrada violenta, portanto, ao meu modo de ver, a expulsão foi correta — apesar de ter o árbitro recorrido ao VAR. Infelizmente, os árbitros parecem ter medo de aplicar as regras do jogo. É uma pena agirem assim."