Topo

Seleção principal? Ramon embarca para o Mundial com 'foco total' na sub-20

Ramon Menezes, técnico da seleção sub-20 - Igor Siqueira/UOL
Ramon Menezes, técnico da seleção sub-20 Imagem: Igor Siqueira/UOL

DO UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

16/05/2023 09h13

Apesar de ser a alternativa no radar da CBF para mais uma data Fifa com a seleção principal, o técnico Ramon Menezes embarcou para a Argentina assegurando "foco total" na seleção sub-20 que disputará o Mundial a partir do próximo domingo (21).

O que aconteceu

Ramon Menezes e a delegação da seleção sub-20 embarcaram hoje (16) de manhã no Rio rumo à Argentina. O grupo faz escala em São Paulo antes de aterrizar em Mendoza.

O técnico não deu entrevistas, só disse rapidamente ao UOL que está com "foco total" no Mundial Sub-20, quando foi indagado sobre a hipótese de convocar a seleção principal durante a competição.

A CBF está organizando dois jogos amistosos na Europa e tem em Ramon a alternativa "emergencial" para comandar a seleção principal mais uma vez, a exemplo do que ocorreu em março, contra o Marrocos.

A CBF ainda não fechou com um técnico efetivo para a seleção brasileira, uma lacuna aberta desde a saída de Tite após a Copa do Mundo 2022.

Ancelotti é o preferido da CBF

O italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, é o preferido da CBF. Tanto que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, está esticando ao máximo a decisão de anunciar um novo treinador.

O cartola brasileiro chegou a dizer que queria uma definição sobre técnico em 25 de maio, quando deve ocorrer a convocação para os dois amistosos de junho. Mas já flexibilizou o prazo que deu para si mesmo.

Ancelotti tem nesta quarta-feira um jogo crucial para o desfecho da temporada: a volta da semifinal da Liga dos Campeões, contra o Manchester City, na Inglaterra.

O italiano viu o Barcelona ficar com o título de La Liga, mas faturou a Copa do Rei na temporada atual e ainda tem chance de levantar um troféu continental.

A final da Liga dos Campeões é em 10 de junho. No dia seguinte, acontece a final do Mundial Sub-20, que pode envolver Ramon e a seleção brasileira.

A data Fifa de junho, por sua vez, começa no dia 12. A CBF negocia com seleções africanas e já escolheu Lisboa, em Portugal, e Barcelona, na Espanha, como cidades para as partidas em questão.

'Funcionário da CBF'

Se Ramon for mesmo anunciado como interino mais uma vez, a convocação pode acontecer ainda durante a campanha do Brasil no Mundial Sub-20. Aí, o técnico terá que abrir mão por alguns dias do "foco total" para preparar a lista.

Na Argentina, o Brasil está no grupo ao lado de Itália, Nigéria e República Dominicana. A estreia, domingo, é contra os italianos. Os outros jogos, contra dominicanos e nigerianos, serão nos dias 24 e 27, respectivamente.

Ramon sempre se colocou à disposição de Ednaldo para as missões pontuais por dois motivos: ser "funcionário da CBF", como ele mesmo ressaltou, e tratar a ocasião como oportunidade de mostrar o seu trabalho. Contra o Marrocos, o Brasil perdeu por 2 a 1.

No começo do mês, Ramon já ocupou um espaço que seria do técnico da seleção principal ao ser enviado pela CBF para o fórum de técnicos dos países que disputaram a Copa do Mundo, no Qatar.