Série D segue 'às escuras' e sem previsão de transmissão após duas rodadas
Passadas duas rodadas, a Série D do Campeonato Brasileiro segue "às escuras" e sem previsão de ter transmissão por televisão.
Clubes cederam direitos em troca de benefícios
Os clubes da Série D cederam seus direitos de transmissão para a CBF em troca de benefícios, tais como cotas pagas a cada fase e custos de viagens e partidas. Em contrapartida, coube a entidade ter essa exclusividade na comercialização das transmissões.
Atualmente, o ambiente entre os clubes é de preocupação com a falta de transmissão. O UOL consultou alguns dos times que participam da competição este ano e os principais pontos de lamento são as dificuldades para buscar patrocínio que um torneio "às escuras" pode gerar, os empecilhos para se obter informações dos adversários e também o receio de manipulação de resultados, algo que tornou-se um escândalo no futebol brasileiro.
Sem solução
A CBF havia dito ao UOL, no último dia 9, que um novo detentor dos direitos de transmissão seria anunciado "nos próximos dias". Interlocutores chegaram a garantir que isso aconteceria em "no máximo dois dias".
A reportagem procurou a entidade ontem (15) questionando sobre novidades sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria não recebeu uma resposta.
Ainda há uma expectativa de que, a partir da 3ª rodada, os jogos sejam transmitidos, mas sem nenhuma garantia para tal. A 3ª rodada se iniciará no próximo fim de semana, nos dias 20 e 21.
A CBF possuía um contrato para a transmissão da competição até o mês passado, mas a empresa desistiu. O vínculo com a InSports TV valia até 2025.
A CBF também proibiu os clubes de transmitirem seus jogos através de suas TVs próprias.
As únicas formas de se acompanhar a Série D até aqui são através das rádios e dos tempos reais feitos por sites que realizam as coberturas das partidas.
A entidade máxima do futebol brasileiro chegou a negociar com a DAZN, mas o UOL consultou a empresa, que negou — no último dia 9 — estar mantendo conversas sobre os direitos de transmissão da Série D.
O UOL também consultou a empresa NSports, que foi outra que negou que esteja negociando com a CBF.
Ontem a reportagem ouviu três clubes que disputam a Série D, e todos eles afirmaram que a entidade não passou nenhuma informação nova em relação à transmissão.
Empresa que desistiu alega 'inúmeros obstáculos insuperáveis'
No dia 22 de abril, a InSports TV divulgou um comunicado oficial justificando sua desistência da Série D. A empresa alega que encontrou "inúmeros obstáculos insuperáveis" para exercer as transmissões.
Confira abaixo a íntegra:
"Caros fãs,
É com profundo pesar que comunicamos que a Insports TV não fará mais a transmissão da série D do Brasileirão.
Apesar de nossos melhores esforços e compromisso em fornecer uma cobertura de alta qualidade, encontramos inúmeros obstáculos insuperáveis.
Gostaríamos de expressar nossa gratidão aos fãs, jogadores, treinadores e todos aqueles que nos apoiaram durante nosso tempo de cobertura do campeonato.
Continuamos comprometidos em trazer a vocês o melhor em cobertura esportiva e continuaremos a explorar oportunidades para expandir nossas ofertas no futuro."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.