Topo

Copa do Brasil - 2023

Fla-Flu tem bastidores quentes dentro e fora de campo: 'Você é um m..'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/05/2023 04h00

O clássico entre Fluminense e Flamengo, pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil, teve ânimos exaltados dentro e fora de campo. O duelo tático entre Jorge Sampaoli e Fernando Diniz conviveu com discussões nos bastidores e provocações que envolveram não só jogadores, mas também dirigentes.

Gabigol e a brincadeira com Marcelo

Durante a partida, o atacante Gabigol, do Flamengo, mostrou o patch de atual campeão da Copa do Brasil para o lateral-esquerdo Marcelo, do Fluminense, que levantou brevemente o calção. Coincidência ou não, ele tem uma tatuagem na coxa esquerda: a taça de campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Gabigol não deu entrevistas, mas passou pela zona mista quando ainda havia poucos veículos de imprensa no local, entre eles o UOL. Indagado rapidamente sobre o assunto, o atacante do Fla rebateu:

A gente estava brincando, só. Vocês querem adivinhar o que acontece dentro do campo de fora do campo".

Presidente do Flu x dirigente do Fla

O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, e Diogo Lemos, um dos membros do quase extinto conselho de futebol do Flamengo, discutiram de forma acalorada no túnel de acesso aos vestiários do Maracanã, instantes depois do apito final do clássico.

Relatos dos dois lados dão conta de que o conflito começou quando os preparadores físicos do Flu, Marcos Seixas e Jefferson Souza, reclamavam da arbitragem de Anderson Daronco. Lemos retrucou dizendo que o Fluminense não tinha que reclamar porque não quis jogar.

Mário Bittencourt apareceu na cena e o tom da discussão escalou — mesmo estando separados pelas grades e uma corrente de seguranças.

"Você é um m...", bradou Diogo.
"M... é seu pai, rapaz", rebateu Mário.

Passado o calor do momento, pessoas dos dois clubes disseram que o assunto morreu ali. Vale lembrar que Flamengo e Fluminense são parceiros na gestão do Maracanã.

Felipe Melo e a torcida

O fato mais notório da noite foi posterior à expulsão de Felipe Melo. O volante/zagueiro do Fluminense mandou um recado provocativo à torcida do Flamengo, que segundos antes imitara, de forma irônica, o latido do pit-bull que os tricolores fazem a cada desarme de Felipe Melo.

Quando já tinha levado o cartão vermelho, Felipe Melo fez o sinal de 4 com as mãos (a final do Carioca foi 4 a 1 para o Fluminense), apontou para a torcida do Fla, fez gestos e falou: "Vocês são tudo meus vices".

Até no elevador da imprensa

Os ânimos estavam exaltados até mesmo na área de imprensa. Depois da partida, um homem de terno e gravata e credencial dada a quem tem acesso a setores restritos do estádio — da parte do Fluminense — discutiu com um influenciador digital rubro-negro. As críticas ao tom da cobertura da imprensa, com alegações de protecionismo ao Flamengo, escalonaram quando ambos pegaram o mesmo elevador.

A gritaria seguiu da descida do quinto andar até o térreo. Houve xingamentos. O engravatado, torcedor do Fluminense, entrou na área de acesso aos vestiários bradando que os jornalistas "têm mesmo que ganhar R$ 12".

Reencontro marcado

O jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil entre Flamengo e Fluminense será em 1º de junho, novamente no Maracanã. Como a partida terminou 0 a 0, ninguém tem vantagem.