Topo

Bia Zaneratto quer ganhar a Copa para 'dar mais voz' ao futebol feminino

Colaboração para o UOL, em Aracaju

18/05/2023 16h30

Classificação e Jogos

Em entrevista exclusiva ao Joga Junto, a atacante da seleção brasileira Bia Zaneratto declarou que vai buscar o título da Copa do Mundo para dar "mais voz, espaço e reconhecimento" ao futebol feminino no Brasil.

Copa do Mundo feminina: "Estamos no caminho certo, tanto o público que nos acompanha como a gente que vive o dia a dia, tudo que temos feito não nos garante como favoritos, a gente corre por fora, mas ainda sim corre muito bem, temos feito bons resultados. Poderíamos ter ganho a Finalíssima, disputar de igual para igual com a Inglaterra, a Alemanha, nos faz acreditar que é possível chegar na Copa e trazer essa conquista não apenas para as atletas, mas para o futebol feminino no Brasil".

O Joga Junto vai ao ar toda quinta-feira, às 15h, no canal do UOL Esporte no Youtube e na home do UOL. O programa traz as principais notícias do futebol feminino e esquenta a participação do Brasil na Copa da Oceania.

'Mais voz e espaço': "A gente fala muito sobre buscar essa conquista para ter mais reconhecimento, mais espaço, um desenvolvimento maior do futebol feminino no Brasil. Conquistar para poder brigar por muito mais, a gente sabe que uma conquista da Copa do Mundo nos daria mais voz, para ter cada vez mais espaço e uma consistência muito maior e melhor".

O Brasil é top 3?: "Colocaria no top 1, vamos chegar lá para ser campeão, não dá para pensar diferente. A gente começa a Copa de igual para igual com todo mundo. Algumas seleções têm sofrido com lesões, os EUA parecem mais enfraquecidos, mas cresce muito na hora do vamos ver, está acostumado a brigar lá em cima nesse tipo de competição. Mas cada jogo é jogado, a gente fez uma grande partida contra elas nessa preparação, jogamos também de igual para igual, sofremos o gol no fim da Alex Morgan, mas a gente vinha muito melhor na partida que elas".

Confira outros trechos da entrevista de Bia Zaneratto:

Posicionamento na seleção

"Na seleção, a gente tem variado: jogar com duas atacantes ou uma atacante mais goleadora, matadora, e outra de mais criação, que a Pia usa bastante. É mais o que Pia escolhe, a gente está preparada para executar da melhor forma. Gosto de ajudar com gols e com as assistências, mas temos que ser consistentes na marcação, que a Pia sempre cobra da gente, se esforçar defensivamente."

Substituta de Cristiane?

"Cristiane não tem substituta, ela é uma referência, alguém que me espelho. Ela já tem o legado dela na seleção e a Bia está criando o legado dela agora."

Rivais no Mundial

"Não dá para escolher rival, se quiser ser campeão. Nós já mostramos que estamos bem preparadas, esses amistosos deram confiança, a gente tem a energia positiva da torcida e acreditamos cada vez mais que é possível."

Evolução defensiva

"Hoje em dia, o futebol é muito moderno, todo mundo tem que marcar, até as atacantes. Estamos centradas, compactadas, acho que a seleção evoluiu muito nessa parte defensiva. Juntando essa mescla de jovens com jogadoras mais experientes, tendo esse entrosamento maior, conseguimos jogar de igual pra igual contra qualquer seleção."

Assista ao Joga Junto na íntegra