Topo

Por que Firmino perdeu espaço e dá adeus ao Liverpool

Roberto Firmino, do Liverpool, em jogo contra o Leicester pelo Campeonato Inglês - Joe Prior/Visionhaus via Getty Images
Roberto Firmino, do Liverpool, em jogo contra o Leicester pelo Campeonato Inglês Imagem: Joe Prior/Visionhaus via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/05/2023 04h00

Uma perda gradual de espaço resultou no anúncio de que Roberto Firmino não renovará seu contrato com o Liverpool, que termina ao fim dessa temporada.

O que aconteceu

Roberto Firmino começou a perder espaço em 2020, com a chegada de Diogo Jota. O português foi contratado por 41 milhões de libras e aproveitou a seca de gols do brasileiro para ganhar espaço com Klopp.

Dois anos depois, cenário se repete com Darwin Nuñez. O uruguaio foi comprado por 75 milhões de euros (R$ 393 milhões, na cotação atual) e, mesmo sem deslanchar pelo Liverpool, tirou espaço do brasileiro.

Firmino hoje é banco do Liverpool e deixará clube em "barca". Além do brasileiro, os Reds não renovarão com Naby Keita, James Milner e Alex Oxlade-Chamberlain.

Brasileiro já foi estrela do Liverpool

Auge foi com Salah e Mané. O trio comandou os Red rumo ao título da Champions 2019 e do Campeonato Inglês 2020.

Ao todo, foram 360 jogos e 109 gols pelos Reds. O brasileiro ainda soma 79 assistências.

Brasileiro terá homenagem em Alfield. Isso deve acontecer neste sábado, contra o Aston Villa, em jogo pelo Campeonato Inglês.

Fora da seleção brasileira

Firmino era cogitado na Copa de 2022 mesmo alternando entre a titularidade e a reserva no Liverpool. A ausência dele foi uma das decisões que Tite mais lamentou tomar. Conforme notificou o UOL na época, até o último momento, o treinador tentou fazê-lo "caber" na lista.

Apesar do bom momento no início da atual temporada, pesaram contra as recentes lesões. Em um ano, Firmino teve três problemas físicos que lhe tiraram de ação por pelo menos três semanas. Havia uma espécie de sinal amarelo aceso na comissão técnica.