Topo

Jornal: Manchester City contesta legalidade de investigações contra o clube

Khaldoon Al Mubarak, presidente do Manchester City, e Pep Guardiola, técnico do clube. - JASON CAIRNDUFF/Action Images via Reuters
Khaldoon Al Mubarak, presidente do Manchester City, e Pep Guardiola, técnico do clube. Imagem: JASON CAIRNDUFF/Action Images via Reuters

Do UOL, em São Paulo

19/05/2023 13h49

O Manchester City apresentou recursos legais contra investigações promovidas pela Premier League.

O que aconteceu

O City contestou a legalidade do processo. A Premier League faz mais de 100 acusações contra o clube por supostas irregularidades financeiras cometidas entre as temporadas 2009/10 e 2017/18.

O time alega que a liga fez várias mudanças em suas regras de fair play financeiro nos últimos anos. Por isso, o City entende que a Premier League não deveria investigar quebras de regulamento anteriores, ou aplicar alterações de maneira retroativa.

A Premier League adicionou em fevereiro de 2022 regra que obriga clubes a cederem documentos e informações solicitadas. Dessa forma, os times não devem apenas responder perguntas, como também colaborar com eventuais investigações, cooperando e atuando com agilidade.

O City questiona o chefe do painel judicial independente da Premier League. Murray Rosen é torcedor assumido do Arsenal e tem a prerrogativa de colocar a si mesmo como presidente da comissão disciplinar.

A disputa judicial está prevista para ocorrer em tribunal de arbitragem. No entanto, pode chegar à Alta Corte de Justiça da Inglaterra ou até ao Tribunal de Apelação.

Quais as acusações contra o Manchester City?

50 infrações por fornecer dados financeiros imprecisos

8 infrações relacionadas a remuneração de técnicos entre 2009 e 2013

12 infrações relacionadas a remuneração de jogadores entre 2009 e 2013

5 infrações relacionadas às regras financeiras da Uefa

25 infrações de lucratividade e sustentabilidade

30 infrações por não colaborar com investigação da Premier League, desde março de 2019

O que pode acontecer com o Manchester City?

As punições previstas nas regras da Premier League são: perda de pontos, suspensão de jogos pelo tempo que a comissão achar necessário, recomendação de que uma partida seja jogada novamente ou até mesmo expulsão da liga (algo que nunca aconteceu na história).

O texto também fala em pagar o que se deve, cancelar o registro de jogadores ou qualquer outra pena que a comissão considere apropriada.

Os títulos de Premier League do Manchester City nesse período não devem ser revistos.