Topo

Santos

Santos autoriza viagem inédita de analista para Mundial sub-20 na Argentina

Marcos Leonardo, atacante da seleção brasileira sub-20 - Igor Siqueira/UOL
Marcos Leonardo, atacante da seleção brasileira sub-20 Imagem: Igor Siqueira/UOL

Do UOL, em Santos (SP)

20/05/2023 04h00Atualizada em 20/05/2023 09h12

O Santos autorizou a ida do analista de mercado Caio Nascimento à Argentina para acompanhar in loco o Mundial sub-20. O profissional viaja hoje (20) e fica até o dia 2 de junho.

O que aconteceu

O Santos viabilizou pela primeira vez a viagem de um analista para acompanhar presencialmente uma competição fora do Brasil.

A atual diretoria do Peixe fez um levantamento e não encontrou nenhum histórico de viagem de analistas. Em competições da Fifa, há um credenciamento exclusivo para scouts. O Santos nunca realizou esse trâmite.

O Santos cobre diversas competições remotamente, mas será a primeira vez in loco. Caio Nascimento deve se dividir entre Buenos Aires e La Plata.

Outros clubes grandes do Brasil têm essa rotina de enviar profissionais às competições, enquanto o Santos nunca enviava representantes. Os próprios organizadores dos torneios e analistas de outros times cobravam um enviado do Peixe.

Nesse contexto, o Santos estará presente no TransferRoom Summit, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de junho.

É a realização de um sonho. O Santos cobre vários torneios, mas a observação in loco é diferente. Terei a oportunidade de ver de perto jogadores avaliados, acrescentar outros atletas na avaliação e ratificar um dos slogans do clube, que é o Santos do Mundo. Nosso trabalho não se limita apenas aos sul-americanos e vamos ver atletas asiáticos, africanos e europeus também, todas as nacionalidades. É uma oportunidade importante também para ampliar a rede de contatos e de influência".
Caio Nascimento, ao UOL.

Nova visão

Analistas do Santos fizeram pedidos nos últimos anos para acompanhar competições in loco, mas nunca foram atendidos. A primeira viagem de um analista passa pelas aprovações do coordenador esportivo Falcão e do auxiliar de coordenação Élio Carravetta.

Falcão, antes criticado por aparecer pouco, tem sido mais atuante no dia a dia do Santos. Uma das novidades é a aproximação maior com a análise de mercado e os analistas de desempenho.

Essa aproximação passa por Élio, responsável por estipular processos e criar projetos. Ele convive diariamente com os analistas e entende que o clube precisa ser mais atuante. Não há um departamento de mercado amplo. O Santos só possui um analista nessa área.

A análise de mercado se baseava basicamente nos pedidos da comissão técnica. Com Falcão e Élio Carravetta mais próximos do departamento de inteligência, o objetivo é ter uma atuação que não dependa exclusivamente do treinador para buscar reforços.

Muito além do Mundial sub-20

O Santos entende que a Copa do Mundo sub-20 é uma excelente oportunidade para encontrar talentos, mas a viagem do analista de mercado Caio Nascimento tem mais objetivos.

O Mundial sub-20 tem, na sua maioria, jogadores já profissionais. O Peixe não se limitará aos sul-americanos e não descarta trazer atletas da África, Ásia e até Europa, por exemplo.

Caio verá os jogos do Mundial sub-20, mas também Libertadores, Sul-Americana, torneio sub-23 na Argentina e deve ir ao Uruguai para encontros com pessoas do meio do futebol. Esses movimentos podem ser decisivos para a reabertura da janela internacional de transferências, em julho.

O Santos pode definir contratações neste período da viagem, mas a ideia é refinar a avaliação de jogadores já observados e incluir outros atletas no escopo. O Mundial sub-20 terá agentes esportivos de vários países.

Santos