Topo

Apagado no Palmeiras, atacante deslancha na Itália e vai brigar por título

Arthur Cabral deslanchou na Europa depois de deixar o Palmeiras -  Gabriele Maltinti/Getty Images
Arthur Cabral deslanchou na Europa depois de deixar o Palmeiras Imagem: Gabriele Maltinti/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

21/05/2023 04h00

A Fiorentina de Arthur Cabral vai disputar o título da Liga Conferência da Uefa.

O que aconteceu

Arthur Cabral tem sido um dos destaques da Fiorentina e é o artilheiro da equipe na temporada, com 16 gols e quatro assistências em 45 jogos.

Com sete gols em 13 partidas, o ex-palmeirense também é o artilheiro da Liga Conferência, terceira competição de mais prestígio da Uefa após a Liga dos Campeões e a Liga Europa.

Dos sete gols, seis deles foram marcados já na fase de mata-mata, incluindo o contra o Basel no jogo de ida da semifinal.

O time italiano garantiu vaga depois de eliminar o Basel, da Suíça, e agora irá enfrentar o West Ham na decisão marcada para o dia 7 de junho, em Praga.

Ele chegou à Fiorentina no início de 2022 vindo, justamente, do Basel. A fase artilheira do atacante pelo time suíço despertou o interesse dos italianos —foram em 65 gols em 106 jogos.

Depois de passar por um breve período de adaptação no primeiro semestre de 2022, Arthur Cabral foi, aos poucos, conquistando o seu espaço na equipe do técnico Vincenzo Italiano.

Apagado com Felipão, convocado por Tite

Arthur Cabral comemora gol para o Palmeiras diante do Novorizontino pelas quartas de final do Paulistão 2019 - Thiago Calil/AGIF - Thiago Calil/AGIF
Imagem: Thiago Calil/AGIF

Arthur Cabral chegou ao Palmeiras em 2018, após se destacar pelo Ceará, mas foi pouco aproveitado sob o comando de Luiz Felipe Scolari.

Ele fez apenas cinco jogos pelo time alviverde —só um como titular— antes de ser emprestado e, posteriormente, vendido ao Basel, na metade de 2019. Marcou apenas um gol, contra o Novorizontino, pelas quartas de final do Paulistão.

Um problema no púbis prejudicou o desempenho de Arthur, que na época tinha a concorrência de Borja e Deyverson.

Em alta na Europa, Arthur Cabral chegou até a ser convocado por Tite para a seleção brasileira, quando ainda jogava pelo Basel.