Topo

Fluminense

Flu vive confusão com substituição e sai na bronca em derrota no clássico

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2023 04h00

O Fluminense reclamou muito da arbitragem em dois principais pontos na derrota por 1 a 0 para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro: uma substituição errada e os critérios utilizados especialmente nos acréscimos.

O que aconteceu

A última mudança do Flu foi a saída de Samuel Xavier para a entrada de John Kennedy.

Entretanto, quem deveria ter saído era o zagueiro Manoel.

Eduardo Barros, auxiliar do Flu, ficou revoltado com o quarto árbitro alegando que Tarcizo Pinheiro Caetano errou no número exibido na placa.

Nos bastidores, pessoas do Tricolor garantem que o número no papel era o 26, de Manoel.

O quarto árbitro afirma que foi passado para ele o número 2, de Samuel Xavier. Segundo ele, Wagner Bertelli, outro auxiliar de Diniz, foi quem informou a numeração.

No momento da mudança, a comissão do Flu e o goleiro reserva, Pedro Rangel, foram cobrar muito o quarto árbitro, mas a mudança se manteve.

Houve até estranhamento do time com relação ao posicionamento no primeiro momento. Diniz geralmente faz a mudança tirando um zagueiro e André ocupa a zaga, mas nunca um lateral.

Não houve uma conversa no pós-jogo com os atletas para explicar o ocorrido. Como todos estavam de cabeça quente, o vestiário prefere conversar apenas na reapresentação no CT.

"Ainda não sei direito o que aconteceu. Era para ter saído o Manoel e acabou saindo [Samuel Xavier]. Não sei de quem foi o erro, mas a substituição não era essa. Era para sair o Manoel e o André ir para a zaga", disse Fernando Diniz após o jogo.

O que os jogadores disseram

"Fiquei sabendo quando cheguei no banco. Avisaram que tinha tido um equívoco. Isso não pode acontecer, mas infelizmente acabou acontecendo. Não queria sair. São erros que tem no futebol. Não falaram de quem foi o erro, só fiquei sabendo através dos companheiros que não era para sair. "Teve uma troca na hora e acabou sendo você", disse Samuel Xavier.

"Falei com os médicos que estava meio tonto da cabeça, os médicos estavam fazendo gelo. Mas pelo que entendi o quarto árbitro deu a plaquinha errada, ia sair outro jogador e não o Samuel. Complicado. Vamos ver o que vão falar para nós sobre isso", afirmou Lima.

Expulsão de Diniz

No final da partida, Fernando Diniz foi diretamente até onde estava reunida a arbitragem e passou um bom tempo reclamando.

Primeiro, ele levou o cartão amarelo. Depois, ensaiou sair, mas voltou e reclamou mais, levando o vermelho em seguida.

O treinador ficou incomodado com o critério de acréscimos de Bráulio da Silva Machado. Ele afirma que há um problema recorrente com o árbitro em jogos dele.

"Ninguém ofendeu ele e toda vez que ele apita jogos comigo quase sempre tem algum problema em relação a isso. Não teve agressão, xingamento nem nada. Foi pergunta sobre qual o critério para dar desconto, mais nada", afirmou.

Fluminense