Topo

'Vini Jr. deixar Espanha seria vitória de racistas, mas violência é grande'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/05/2023 10h03

Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, avaliou que uma possível saída de Vinícius Júnior da Espanha seria "uma vitória dos racistas". O atacante do Real Madrid foi mais uma vez vítima de discriminação ontem, durante a partida contra o Valencia por La Liga.

Não é o caso de ele deixar a Espanha. Isso seria a vitória dos racistas, que o querem longe da Espanha. Na pele do Vinícius Júnior, não sei se eu suportaria tamanha violência que ele vem sofrendo. Não sei se é humano ele suportar toda essa violência tendo outras ligas que o querem, já que ele é um dos maiores jogadores do mundo. Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

Em participação no UOL News, Carvalho também ressaltou a importância da manifestação de apoio feita por Lula, que cobrou providências das autoridades espanholas. Para o diretor do Observatório, as punições desportivas deveriam ter sido tomadas há um bom tempo, como no clássico contra o Atlético de Madri, quando torcedores penduraram um boneco do brasileiro em uma ponte perto do CT do Real Madrid.

Nesse momento, é importante demais toda a manifestação do governo brasileiro e também da CBF, que indicou que cobrará a Fifa pela falta de providências da Federação Espanhola. É importante demais para não deixar Vinícius Júnior sozinho, para que ele não se cale, e frisar a voz dos atletas, principalmente daqueles que sofrem racismo. Marcelo Carvalho, diretor do Observatório da Discriminação Racial no Futebol

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: