Vini Jr: ministro estuda 'medida excepcional' em caso de omissão europeia
O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que o governo brasileiro estuda tomar uma iniciativa excepcional caso exista omissão da Espanha no caso envolvendo Vinicius Júnior. O atacante foi alvo de racismo ontem, na partida entre Valencia e Real Madrid.
Estamos, no âmbito do ministério da Justiça, estudando a possibilidade de aplicação de um princípio chamado da 'extraterritorialidade'. O Código Penal prevê que, em algumas situações excepcionais, é possível que, no casos de crimes contra brasileiros, mesmo no exterior, haja aplicação da lei brasileira" Flávio Dino após evento do Lide
Próximos passos
Dino reforçou que não acredita que a justiça da Espanha deixe de cumprir o seu "papel" no episódio envolvendo o jogador do Real Madrid.
Ele não escondeu, no entanto, a chance de usar o "remédio extremo" como última alternativa para punir os responsáveis pelos cânticos racistas.
Ontem, Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, informou que o governo Lula vai acionar o Ministério Público espanhol. O objetivo é investigar uma possível "conivência" dos órgãos esportivos espanhóis.
Racismo em estádio
Torcedores do Valencia gritaram 'Mono' (macaco, em tradução literal) para o brasileiro aos 15 minutos do segundo tempo do duelo de ontem (22), pela 35ª rodada do Espanhol. Vini discutiu rapidamente com alguns torcedores, mas a partida continuou.
O jogo foi paralisado cerca de dez minutos depois com a reincidência da ofensa racista. O locutor do estádio pediu para que os gritos fossem encerrados sob ameaça de o jogo ser suspenso.
Na sequência, o brasileiro identificou o torcedor que cometeu o ato racista. Ele, no entanto, foi novamente insultado por torcedores do Valencia ao tirar satisfação.
Vini ainda foi expulso no final do jogo após uma confusão generalizada com jogadores adversários. O goleiro Mamardashvili discutiu com o brasileiro, que chegou a levar um mata-leão de Hugo Duro enquanto a briga era separada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.