Topo

Guardiola já criticou Roberto Carlos após denúncia de racismo; assista

Clarence Seedorf, do Real Madrid, é perseguido por Amunike e Guardiola (dir.), do Barcelona, durante clássico de 1997 - Ben Radford /Allsport
Clarence Seedorf, do Real Madrid, é perseguido por Amunike e Guardiola (dir.), do Barcelona, durante clássico de 1997 Imagem: Ben Radford /Allsport

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

23/05/2023 11h44

Pep Guardiola, técnico do Manchester City e ex-jogador do Barcelona, já criticou Roberto Carlos depois de o brasileiro denunciar gritos racistas vindos da torcida do Barça.

O que aconteceu

Ex-jogador do Real Madrid, Roberto Carlos disse ter sido chamado de macaco durante um clássico no Camp Nou, na temporada 1996/97. O brasileiro afirmou ainda que não tinha sido alvo de racismo em outras cidades.

"Quando fomos jogar em Barcelona, cada vez que eu e o Clarence [Seedorf] tocávamos na bola, a torcida fazia som de macaco. Em outras cidades da Espanha não tive esse problema. Barcelona é a única cidade da Espanha com problemas de racismo", disse Roberto Carlos na época.

Guardiola foi questionado sobre as declarações de Roberto Carlos e defendeu a torcida do Barça, inclusive fazendo críticas ao brasileiro. "Esse senhor fala muito, fala demais. Fala muito há muito tempo e não conhece essa torcida. Ele está há poucos meses aqui para falar essas coisas..." (veja o vídeo abaixo).

A fala de Guardiola foi resgatada e classificada como 'hipócrita' pelo jornal espanhol El Desmarque depois de ele afirmar que se sentia envergonhado por casos de racismo. A frase do técnico aconteceu em junho de 2020 depois de um protesto contra o racismo na volta do futebol inglês após paralisação por conta do coronavírus.

Me dá vergonha tudo que as pessoas brancas fizeram para as negras durante 400 anos. Todas estas ações que temos promovido têm que ser acompanhadas de atitudes. Isto não vai ser resolvido em alguns dias, mas podemos começar a conscientizar as pessoas do que será aceitável e positivo no futuro", disse Guardiola em 2020

Roberto Carlos sofreu com outras torcidas

Roberto Carlos ainda seria alvo de racismo de outras torcidas, como a do Atlético de Madri, que entoou gritos de 'olé, olé, olé, Roberto Carlos é um chimpanzé' e emitiu sons de macaco sempre que o jogador pegava na bola durante um clássico de 2005.

Em 1997, Roberto Carlos relatou insultos racistas em telefonemas anônimos e teve a palavra 'macaco' escrita em seu carro. O ex-lateral chegou, inclusive, a dizer que deixaria a Espanha se os ataques prosseguissem.

"Se estou atrapalhando, o melhor é ir embora. Muita gente me admira, mas outras não têm inteligência e são racistas. Se não acabarem com isso, vou embora", afirmou na época.