Topo

Jogadores exibem faixa contra racismo antes de jogo da La Liga

Arbitragem e jogadores de Almería e Real Sociedade mostram faixa contra racismo antes de jogo da La Liga - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Arbitragem e jogadores de Almería e Real Sociedade mostram faixa contra racismo antes de jogo da La Liga Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

23/05/2023 16h33Atualizada em 23/05/2023 17h36

Jogadores de Almería e Real Sociedad exibiram em campo uma faixa contra o racismo. A manifestação ocorre após novos ataques sofridos por Vinicius Junior na Espanha.

O que aconteceu

Atletas das duas equipes seguraram uma faixa no gramado com o escrito: "Racistas, fora do futebol". A ação, coordenada pela La Liga e pela Federação Espanhola de Futebol, ocorreu antes de a bola rolar na partida que abre a 36ª rodada do campeonato.

Foi o primeiro jogo da La Liga desde os atos racistas contra o brasileiro do Real Madrid no último domingo (21). O atacante foi alvo de gritos de "macaco" por torcedores do Valencia no Estádio Mestalla.

A manifestação também foi feita no jogo da semifinal da Copa da Rainha, entre Alhama e Atletico de Madri.

Trata-se de uma campanha lançada hoje (23) pela Federação Espanhola. A entidade diz pretender "erradicar atitudes racistas e xenófobas dos campos de futebol", mas não menciona os casos envolvendo o brasileiro de 22 anos no comunicado oficial.

Os atos sucedem o atrito entre Vini e o presidente da La Liga, Javier Tebas. O cartola chegou a rebater declarações do jogador nas redes sociais e afirmou que nem a Espanha nem a La Liga são racistas — Luis Rubiales, presidente da Federação, apoiou Vini e disparou contra Tebas.

Na partida entre Valladolid e Barcelona, a faixa também foi erguida pelos jogadores de ambas as equipes.

Veja as faixas em campo

O que está sendo feito

A Polícia da Espanha deteve sete suspeitos de ataques contra Vini Jr. Três foram em Valência, pelo episódio do último final de semana, e quatro são torcedores do Atlético de Madri por terem simulado o enforcamento de um boneco do brasileiro.

Porém, os três presos por ofensas racistas foram liberados, segundo a TVE. As prisões foram por suspeita de crime de ódio contra o brasileiro.

Governos de Brasil e Espanha emitiram nota conjunta cobrando ações efetivas contra o racismo no torneio.

La Liga quer competência e poder de punição. Para isso, precisaria mudar a legislação do país, já que a organizadora do Campeonato Espanhol precisa atualmente repassar casos ao Ministério Público para haver qualquer possibilidade de punição.

Posicionamento das instituições:

O Conselho Superior de Esportes (CSD), a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a LaLiga, soltaram uma nota explicando que as instituições se uniram para promover a campanha essa campanha em combate ao racismo.

Folhetos informativos sobre o assunto serão entregues aos torcedores, além da faixa e do escrito nas transmissões, segundo eles.

Confira a nota na íntegra:

"CSD, RFEF e LaLiga se unem em campanha contra o racismo

Sob os lemas 'RACISTAS, FORA DO FUTEBOL' e 'JUNTOS CONTRA O RACISMO', instituições desejam mostrar de forma unânime a rejeição absoluta e inequívoca de qualquer manifestação racista.

23 de maio de 2023.- O Conselho Superior de Esportes (CSD), a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e LaLiga uniram-se em uma campanha contra o racismo, na qual as três instituições desejam mostrar de forma unânime a rejeição absoluta e inequívoca de qualquer manifestação racista. A campanha, além de estar presente na transmissão de todos os jogos a nível nacional e internacional, na marca d'água e na televisão, também estará presente nos estádios por meio de folhetos informativos para os torcedores. Também poderá ser visto nas faixas que os times titulares carregarão, bem como nas braçadeiras dos capitões nos próximos jogos. "Racistas, fora do futebol" e "Juntos contra o racismo" têm como objetivo unir a força de todos:
instituições, clubes, atletas e torcedores, com o objetivo de erradicar completamente o racismo e aqueles que o protagonizam em nosso futebol."