Topo

OPINIÃO

Jogadores deveriam fazer uma greve contra o racismo, afirma Casagrande

Colaboração para o UOL, em Aracaju

23/05/2023 20h53

Walter Casagrande sugeriu no Cartão Vermelho que os jogadores de futebol deveriam pendurar as chuteiras por medidas concretas contra o racismo.

Greve antes do próximo campeonato: "Como você vai mudar uma mentalidade? Só muda no dia em que os jogadores pararem no vestiário e não jogarem mais. Se não tiver um movimento efetivo de mudança, de comportamento, regras, leis, punições para o Campeonato Espanhol da próxima temporada, os jogadores não deveriam voltar a jogar. Deveriam fazer uma greve antes do campeonato começar".

Grandes centros da Europa: "Não são só os jogadores que jogam na Espanha, tem que ser os jogadores que jogam nos grandes centros da Europa. O Campeonato Italiano, Campeonato Alemão, Campeonato Inglês, Campeonato Francês. Enfim, todos os campeonatos têm que se preocupar com aquilo que está acontecendo na Espanha, porque se aquilo não acabar, vai pular para o campeonato deles. Acontece racismo em todo lugar, mas não na proporção que está acontecendo diretamente com o Vinícius Júnior".

Trajano: Resistência do Vinicius Jr é um marco na luta contra o racismo

José Trajano exaltou a coragem de Vinicius Júnior e ressaltou que o brasileiro se tornou um marco na luta contra o racismo no futebol.

O personagem da semana, que vai marcar a história do futebol mundial na luta contra o racismo, é o Vinicius Júnior. O que aconteceu lá em Valência passa a ser um marco da luta contra o racismo. Eu confesso que não esperava tanta solidariedade. A manifestação de gente ligada ao futebol, artistas, políticos, o mundo inteiro, tem repercussão no mundo inteiro, mas melhor do que tudo isso é o próprio Vinicius Júnior." José Trajano

Assista ao Cartão Vermelho na íntegra