Topo

Palmeiras

Quem é Claudinho, meia que está na mira do Palmeiras para substituir Veiga

Claudinho está no Zenit, da Rússia, desde a metade de 2021 - Divulgação/Zenit
Claudinho está no Zenit, da Rússia, desde a metade de 2021 Imagem: Divulgação/Zenit

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

23/05/2023 09h27

O Palmeiras tem o meia Claudinho como principal alvo para repor uma eventual saída de Raphael Veiga.

Quem é Claudinho?

Claudinho tem 26 anos, nasceu em São Vicente (SP) e joga no Zenit, da Rússia.

Ele está no futebol russo desde a metade de 2021, quando foi vendido pelo Red Bull Bragantino. Foi campeão russo em 2021/22 e 2022/23, além de ter conquistado a Supercopa da Rússia, em 2022.

Jogou tanto por Bragantino como por Red Bull Brasil antes de o clube de Bragança Paulista virar Red Bull Bragantino.

Ele foi revelado pelo Corinthians e chegou até a atuar pelo time principal em 2016, no Paulistão. Também passou pela base do Santos.

Sua melhor temporada foi em 2020, quando fez 20 gols em 50 jogos pelo Red Bull Bragantino. Foi, inclusive, artilheiro do Brasileirão com 18 tentos.

Ainda acumulou passagens por Santo André, Ponte Preta e Oeste de Itápolis.

Foi titular do Brasil na conquista da medalha de ouro nos Jogos de Tóquio.

Negociação com o Zenit

Com a possibilidade de perder Raphael Veiga para o exterior na próxima janela de transferências, o Palmeiras já tratou de retomar os contatos para fazer uma nova investida pelo meia Claudinho, do Zenit São Petersburgo, segundo informou a coluna do Rafael Reis.

Ele já esteve na mira da equipe alviverde no começo do ano, quando ela buscava um substituto para Gustavo Scarpa, e é novamente visto como a peça de reposição ideal pela comissão técnica de Abel Ferreira.

A ideia do atual campeão brasileiro é convencer Claudinho que permanecer na Rússia por mais uma temporada será um "atraso na sua carreira", já que os clubes do país estão proibidos de disputar a Liga dos Campeões da Europa como punição por conta da guerra na Ucrânia.

A argumentação é que jogar em um dos times mais poderosos do Brasil pode atrair os holofotes para o meia e facilitar uma futura convocação para a seleção e uma eventual transferência para mercados mais importantes da Europa.

Em janeiro, na primeira vez em que o Palmeiras foi atrás do Zenit para conversar sobre a liberação de Claudinho, os russos pediram 20 milhões de euros (R$ 107,3 milhões) para permitir a transferência.

Desta vez, a expectativa alviverde é que aceitem negociá-lo por um pouco menos. Afinal, o camisa 11 já cumpriu mais seis meses de contrato e não há muita perspectiva que a Rússia retorne em breve à comunidade do futebol europeu. Além disso, o Palmeiras está mais disposto a fazer um investimento pesado agora do que estava no começo do ano.

Palmeiras