Topo

'Vergonhosa': jornal ataca punição ao Valencia após racismo contra Vini Jr

Do UOL, em São Paulo

23/05/2023 19h15

O jornal espanhol Superdeporte, sediado em Valencia, criticou a punição da federação espanhola ao clube da cidade diante do caso de racismo contra Vinicius Júnior. O clube terá parte de seu estádio fechado e pagará uma multa de 45 mil euros (R$ 240 mil).

Vergonhosa sanção da [organização da] competição ao Valencia pelo 'caso Vinícius'" capa do Superdeporte

Texto elogia protocolo do Valencia

Na reportagem, assinada por Mário Monsalve, o veículo diz que o protocolo adotado pelo Valencia foi "exemplar", "condenando firmemente o racismo em todos os momentos e identificando — e expulsando — os loucos que discriminaram o jogador do Real Madrid na base na raça.

"Um grande número de torcedores valencianos vai pagar", continuou o texto da Superdeporte, que disse que "venceu" a versão de que parte do estádio foi racista com Vini Jr, e não um "mínimo número" de pessoas.

A decisão de anular o cartão vermelho foi classificada como "surreal" pelo veículo. "Vini não cumprirá suspensão por atacar Hugo Duro", escreveu — o jogador do Real sofreu um mata-leão do atleta do Valencia antes de reagir, ponto não citado na reportagem.

Por fim, o jornal publicou parte da decisão da federação, que aceitou as alegações do Real Madrid e anulou o cartão vermelho do brasileiro na partida do último fim de semana.

Vinicius Júnior foi alvo de racismo durante Valencia x Real Madrid; Vini ainda acabou expulso -  Francisco Macia/Quality Sport Images/Getty Images -  Francisco Macia/Quality Sport Images/Getty Images
Vinicius Júnior foi alvo de racismo durante Valencia x Real Madrid; Vini ainda acabou expulso
Imagem: Francisco Macia/Quality Sport Images/Getty Images