Topo

Xavi critica anulação de cartão vermelho de Vini Jr.: 'Houve uma agressão'

"Estou surpreso que o cartão vermelho do Vini Jr tenha sido retirado", disse o técnico - Josep Lago/AFP
"Estou surpreso que o cartão vermelho do Vini Jr tenha sido retirado", disse o técnico Imagem: Josep Lago/AFP

Do UOL, em São Paulo

23/05/2023 21h00

O técnico Xavi, do Barcelona, criticou e se mostrou surpreso com a anulação do cartão vermelho para Vinicius Júnior na partida contra o Valencia, disputada neste fim de semana — o brasileiro foi alvo de ataques racistas e acabou expulso em meio à uma confusão dentro de campo.

O que ele disse:

"Estou surpreso que o cartão vermelho do Vini Jr tenha sido retirado, honestamente. É inevitável que houve uma agressão. Já deixei claro meu posicionamento contra o racismo, mas acho que a expulsão não tem nada a ver com isso", disse Xavi em entrevista coletiva após Valladolid x Barcelona.

O que aconteceu

A federação espanhola anulou o cartão vermelho para Vinicius Júnior na partida contra o Valencia, que aconteceu no último domingo (21) após ataques racistas ao brasileiro.

Ele, portanto, está liberado para defender o Real Madrid contra o Rayo Vallecano, em jogo que acontece amanhã a partir das 14h30 (de Brasília) pelo Campeonato Espanhol.

O órgão aceitou as alegações do Real, que condenou a atitude de Ignacio Iglesias Villanueva — VAR do jogo do fim de semana — e apresentou documentos com provas sobre diferentes ataques a Vini.

No mesmo comunicado, a federação anunciou ainda que o Valencia foi multado em 45 mil euros (R$ 240 mil) pelos ataques racistas ao brasileiro no Estádio Mestalla.

O time ainda terá uma de suas arquibancadas fechadas por cinco jogos — o setor sul, denominado Mario Kempes, foi um dos mais barulhentos em relação aos gritos racistas.

Considera-se comprovado que, conforme refletido pelo árbitro em sua ata, houve gritos racistas dirigidos a Vinícius, jogador do Real Madrid, durante a referida partida, alterando o andamento normal do jogo e resultando em infrações gravíssimas. Além disso, uma sanção econômica de 45 mil euros (R$ 240 mil) será imposta ao Valencia" comunicado da federação espanhola