Topo

Inglês - 2022/2023

Brighton empata com Manchester City e confirma vaga inédita na Liga Europa

Erling Haaland (Manchester City) e Billy Gilmour (Brighton) disputam bola em partida pelo Campeonato Inglês. - Mike Hewitt/Getty Images
Erling Haaland (Manchester City) e Billy Gilmour (Brighton) disputam bola em partida pelo Campeonato Inglês. Imagem: Mike Hewitt/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/05/2023 17h53

Brighton e Manchester City empataram por 1 a 1 no Falmer Stadium, em partida atrasada pela 32ª rodada do Campeonato Inglês, nesta quarta-feira.

Enciso fez o gol do Brighton. O paraguaio acertou chute de longa distância aos 38 minutos do primeiro tempo.

Foden marcou o tento do Manchester City. O inglês balançou as redes aos 25 minutos da etapa inicial.

Já campeão, o Manchester City chega a 89 pontos. O time de Guardiola encerra sua participação na Premier League contra o Brentford, neste domingo, antes de disputar as finais da Copa da Inglaterra e da Liga dos Campeões.

O empate confirmou matematicamente um feito histórico do Brighton. Sexto colocado com 62 pontos, o time garantiu vaga na Liga Europa. O clube nunca disputou uma competição continental antes em sua história.

O resultado acaba com sequência positiva do City no Campeonato Inglês. A equipe vinha de 12 vitórias consecutivas na liga. No entanto, agora o time de Guardiola ampliou para 25 jogos a invencibilidade considerando todas as competições que disputa nesta temporada.

Como foi o jogo

Os dois times pouparam titulares absolutos. De Zerbi deixou nomes como Mac Allister e Dunk no banco do Brighton. No lado do City, Ederson foi preservado.

Começo de jogo movimentado e aberto. O Brighton executou boas pressões na saída de bola adversária. No entanto, o Manchester City também conseguiu criar, especialmente em jogadas de Foden. Foi dos pés do inglês que saiu o primeiro gol da partida, aos 25 do primeiro tempo.

Brighton respondeu bem à desvantagem. O time de Roberto De Zerbi se impôs após sofrer gol. Os mandantes dominaram as ações ofensivas e alcançaram o empate com um golaço do paraguaio Enciso.

O nível do jogo caiu no segundo tempo. O City chegou duas vezes nos cinco minutos iniciais, mas diminuiu de ritmo após a saída de Foden. Os avanços do Brighton esbarraram na boa partida de Ortega.

O City chegou ao gol da vitória, mas o lance foi anulado. O VAR verificou puxão de Haaland em gol aos 34 minutos. Guardiola ficou indignado com a decisão, mas só pôde assistir ao empate persistir.

Lances importantes

Primeira chance de Haaland: O City levou perigo aos 5 minutos. Phil Foden carregou pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Haaland. O centroavante mandou por cima do gol.

Brighton responde: Welbeck levou perigo na bola parada aos 19 minutos. O centroavante cobrou falta da entrada da área, por cima da barreira, sem chances para Ortega. O chute parou no travessão.

Haaland perdeu mais uma: O norueguês teve nova chance aos 20 minutos. Foden acertou lançamento na direção do centroavante, que ganhou de Van Hecke na corrida. Mas Haaland acelerou tanto que a bola foi na direção do goleiro Steele, atrapalhando a finalização.

Haaland e Foden comemoram gol do Manchester City sobre o Brighton. - Lexy Ilsley - Manchester City/Manchester City FC via Getty Ima - Lexy Ilsley - Manchester City/Manchester City FC via Getty Ima
Haaland e Foden comemoram gol do Manchester City sobre o Brighton.
Imagem: Lexy Ilsley - Manchester City/Manchester City FC via Getty Ima

0x1, Foden aos 25' do 1ºT: Haaland solidário. O centroavante aproveitou vacilo de Groß na linha de impedimento e saiu cara a cara com Steele. O norueguês limpou o goleiro e tocou para Foden, que tinha ângulo melhor para finalizar. Van Hecke tentou cortar, mas não impediu o gol.

Gol anulado: O Brighton chegou ao empate aos 30 minutos, mas o lance foi anulado. Após cobrança de escanteio, Mitoma cabeceou para o gol. Ortega fez milagre com os pés. O japonês empurrou para as redes no rebote. Entretanto, o atacante estava desequilibrado e acabou tocando com o braço na bola.

Mais um susto do Brighton: Ortega começou a ganhar protagonismo na partida. O goleiro fez boa defesa aos 35 minutos, após arrancada e finalização de Buonanotte.

Enciso e Caicedo dançam na comemoração de gol do Brighton sobre o Manchester City. - Clive Rose/Getty Images - Clive Rose/Getty Images
Enciso e Caicedo dançam na comemoração de gol do Brighton sobre o Manchester City.
Imagem: Clive Rose/Getty Images

1x1, Enciso aos 38' do 1ºT: Golaço e comemoração com dança. Enciso recebeu espaço no meio-campo e aproveitou. O paraguaio finalizou com força e precisão no ângulo esquerdo. Gol que refletiu o bom momento do Brighton na partida.

Outro gol anulado: Mitoma quebrou as linhas de marcação do City com passe aos 43 minutos. Welbeck recebeu e fez o gol. Contudo, o centroavante estava impedido, centímetros à frente da defesa dos Citizens.

Haaland em dia de garçom: O centroavante encontrou Gündogan na área aos 3 do 2º tempo. O alemão finalizou rasteiro, e Steele defendeu com o pé.

Vacilo do City: Stones tentou sair jogando e caiu na pressão de Groß aos 10 minutos. A bola sobrou para Ferguson, que bateu de primeira. Ortega mandou para escanteio.

Ortega aparece de novo: Estupiñán encontrou espaço pela esquerda e cruzou na área aos 18 minutos. O goleiro do Manchester City saiu bem do gol e abafou finalização de Mitoma.

Gol anulado, dessa vez do City: Haaland enfim balançou as redes aos 34, mas o lance não valeu. Palmer cruzou na área e o centroavante marcou de cabeça. Contudo, o norueguês puxou a camisa de Colwill. O VAR chamou e o árbitro anulou.

Ficha técnica

BRIGHTON 1x1 MANCHESTER CITY

Data: 24 de maio de 2023, às 16h (de Brasília)

Local: Falmer Stadium, Brighton and Hove, Reino Unido

Árbitro: Simon Hooper

Cartões amarelos: Veltman e Van Hecke (Brighton); Bernardo Silva (Manchester City)

Gols: Enciso aos 38' do 1ºT (Brighton); Foden aos 25' do 1ºT (Manchester City)

Brighton: Steele; Groß, Van Hecke, Colwill e Estupiñán; Gilmour (Ferguson); Buonanotte (Veltman), Enciso (Mac Allister), Caicedo e Mitoma; Welbeck (Undav). Técnico: Roberto De Zerbi

Manchester City: Ortega; Walker, Stones (Sergio Gómez), Rodri e Lewis; Gündogan, De Bruyne (Julián Álvarez) e Bernardo Silva (Kalvin Phillips); Mahrez, Haaland e Foden (Palmer). Técnico: Pep Guardiola