Topo

La Liga - 2022/2023

Chefe de La Liga se desculpa por mensagens contra Vini: 'não era intenção'

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/05/2023 13h12Atualizada em 24/05/2023 15h32

Javier Tebas, presidente de La Liga, falou sobre a repercussão de suas declarações após o caso de racismo contra Vinícius Jr.

O que aconteceu

Tebas pediu desculpas por suas declarações anteriores sobre o caso, em entrevista à ESPN. O chefão de La Liga respondeu a Vinícius Jr. em duas ocasiões na sua conta do Twitter, negando que a Espanha seja um país racista e alegando que o campeonato age contra a discriminação.

Tebas reiterou o pedido de desculpas em entrevista concedida à TV Globo. O presidente da organizadora do Campeonato Espanhol enfatizou que a liga não tem poder punitivo em relação a essas questões.

O cartola afirmou ainda que La Liga "cuida de Vinícius". Tebas disse que o campeonato toma medidas especiais de combate ao racismo em partidas que o atacante brasileiro atua.

"Se alguém pensa que sou racista, isso não poderia estar mais longe da realidade", disse Tebas, ressaltando que não atacou o brasileiro.

Tenho que me arrepender, porque creio que uma parte importante das pessoas, sobretudo no Brasil, não entendeu a mensagem. Porque eu não pretendo atacar o Vinícius, mas muita gente entendeu assim no Brasil. Então tenho que pedir desculpas. Não era minha intenção, mas ou eu expliquei mal, ou não era o momento para publicar o texto. Não era minha intenção atacar o Vinícius. Pretendia esclarecer a situação. Me surpreendeu, porque o Vinícius há um mês havia apoiado as ações de La Liga. Mas se alguém pensa que queria atacá-lo, que sou racista, isso não poderia estar mais longe da realidade" Javier Tebas, à ESPN

Com certeza, não tenho problema nenhum (em pedir desculpas). Ele (Vinícius Jr.) interpretou mal (as respostas no Twitter), mas o ponto não é esse. Aconteceram insultos racistas contra o Vinícius Jr.? Sem dúvidas. O presidente de La Liga é contra isso? Sou contra, há muitíssimos anos" Javier Tebas, à Globo

Fazemos ações especiais em partidas que o Vinícius joga. Falamos com os clubes para que haja maior segurança, para que possamos identificar quem faça os insultos. Seguimos fazendo, já faz um ano. Eu penso que La Liga cuida de Vinícius. Se fui mal compreendido, só posso pedir desculpas" Javier Tebas, à ESPN