Torcida antirracista de time rival promete apoiar Vini Jr em jogo da Liga
Depois de receber insultos racistas no Estádio Mestalla, em Valência, no domingo, Vini Jr. encontrará um ambiente muito diferente nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Além da torcida do Real Madrid, ele também deve receber solidariedade dos rivais do Rayo Vallecano.
O que aconteceu
O Rayo Vallecano tem como principal torcida organizada os Bukaneros. Criada em 1992, a torcida é conhecida por sua postura antirracista.
O UOL conversou com um integrante dos Bukaneros, que confirmou que a torcida levará camisetas e bandeiras antirracistas para o estádio do Real Madrid. Serão ao todo 500 integrantes na casa do rival.
"Vamos usar camisetas, cachecóis e estandartes, como costumamos fazer. E com certeza haverá cantos contra o racismo, como sempre fazemos", disse o torcedor ao UOL. Ele pediu anonimato porque os Bukaneros são perseguidos por grupos de extrema-direita.
O grupo costuma fazer manifestações antirracistas em todos os jogos de La Liga e foi multado recentemente por mostrar cartazes antirracismo no Campo de Vallecas.
Segundo a Comissão Antirracismo, os cartazes não cumpriam normas de segurança e poderiam conter material inflamável.
Torcida já expulsou jogador
Em 2017, os Bukaneros foram responsáveis pela saída de um jogador do clube. O ucraniano Roman Zuzulya havia sido emprestado ao Rayo pelo Bétis, mas a torcida descobriu que ele tinha ligações com grupos neonazistas ucranianos.
Os Bukaneros picharam os muros do clube e pressionaram a diretoria, que cancelou o empréstimo do atleta.
Dois anos depois, em 2019, a torcida e Zozulya se encontraram outra vez, num duelo contra o Albacete, pela segunda divisão. Os torcedores cantaram músicas como "Zozulya é um puto nazista" nas arquibancadas e o jogo foi suspenso.
Foi a única vez que uma partida de torneios de La Liga foi interrompida de forma definitiva devido a um incidente do tipo.
Vini Jr. homenageado
O Real Madrid fará homenagens a Vini Jr. antes e durante a partida contra o Rayo. No minuto 20 de partida, os torcedores pretendem gritar o nome do brasileiro, além de mostrarem mensagens antirracistas.
Vini Jr. não foi relacionado para o confronto. Ele estava suspenso pelo cartão vermelho recebido contra o Valencia, mas a punição foi anulada pela Federação Espanhola, que julgou que houve um erro de avaliação da arbitragem.
Mesmo sem jogar, Vini Jr. estará no Bernabéu para receber a homenagem da torcida do Real Madrid — e também do grupo antirracista do Rayo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.