Topo

Torcida antirracista de time rival promete apoiar Vini Jr em jogo da Liga

Torcedor do Rayo com camisa antirracista: apoio para Vini Jr - Bukaneros
Torcedor do Rayo com camisa antirracista: apoio para Vini Jr Imagem: Bukaneros

Colunista do UOL, em Barcelona

24/05/2023 12h00

Depois de receber insultos racistas no Estádio Mestalla, em Valência, no domingo, Vini Jr. encontrará um ambiente muito diferente nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu. Além da torcida do Real Madrid, ele também deve receber solidariedade dos rivais do Rayo Vallecano.

O que aconteceu

O Rayo Vallecano tem como principal torcida organizada os Bukaneros. Criada em 1992, a torcida é conhecida por sua postura antirracista.

O UOL conversou com um integrante dos Bukaneros, que confirmou que a torcida levará camisetas e bandeiras antirracistas para o estádio do Real Madrid. Serão ao todo 500 integrantes na casa do rival.

"Vamos usar camisetas, cachecóis e estandartes, como costumamos fazer. E com certeza haverá cantos contra o racismo, como sempre fazemos", disse o torcedor ao UOL. Ele pediu anonimato porque os Bukaneros são perseguidos por grupos de extrema-direita.

O grupo costuma fazer manifestações antirracistas em todos os jogos de La Liga e foi multado recentemente por mostrar cartazes antirracismo no Campo de Vallecas.

Segundo a Comissão Antirracismo, os cartazes não cumpriam normas de segurança e poderiam conter material inflamável.

Torcida já expulsou jogador

Em 2017, os Bukaneros foram responsáveis pela saída de um jogador do clube. O ucraniano Roman Zuzulya havia sido emprestado ao Rayo pelo Bétis, mas a torcida descobriu que ele tinha ligações com grupos neonazistas ucranianos.

Os Bukaneros picharam os muros do clube e pressionaram a diretoria, que cancelou o empréstimo do atleta.

Dois anos depois, em 2019, a torcida e Zozulya se encontraram outra vez, num duelo contra o Albacete, pela segunda divisão. Os torcedores cantaram músicas como "Zozulya é um puto nazista" nas arquibancadas e o jogo foi suspenso.

Foi a única vez que uma partida de torneios de La Liga foi interrompida de forma definitiva devido a um incidente do tipo.

Vini Jr. homenageado

O Real Madrid fará homenagens a Vini Jr. antes e durante a partida contra o Rayo. No minuto 20 de partida, os torcedores pretendem gritar o nome do brasileiro, além de mostrarem mensagens antirracistas.

Vini Jr. não foi relacionado para o confronto. Ele estava suspenso pelo cartão vermelho recebido contra o Valencia, mas a punição foi anulada pela Federação Espanhola, que julgou que houve um erro de avaliação da arbitragem.

Mesmo sem jogar, Vini Jr. estará no Bernabéu para receber a homenagem da torcida do Real Madrid — e também do grupo antirracista do Rayo.