Topo

Bayern decide por demissão de Oliver Kahn e diretor esportivo, diz jornal

Oliver Kahn é o CEO do Bayern de Munique  - Getty Images
Oliver Kahn é o CEO do Bayern de Munique Imagem: Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

27/05/2023 14h44

Apesar do título do Campeonato Alemão, o conselho administrativo do Bayern de Munique decidiu pela demissão do CEO Oliver Kahn, ex-goleiro e ídolo do clube, e do diretor esportivo Hasan Salihamidzic. A informação é do jornal alemão "Bild".

O que aconteceu

O conselho do Bayern teve uma reunião extraordinária pouco após a conquista da taça, de acordo com a publicação.

O clube viveu uma temporada conturbada, com resultados abaixo do esperado e decisões da diretoria que geraram questionamentos.

Ex-goleiro, Kahn alcançou o cargo administrativo mais alto no organograma do Bayern em 2021, como substituto de Karl-Heinz Rummenigge, que permaneceu durante 19 temporadas na função.

Nas últimas temporadas, porém, ele foi bastante contestado e apontado como um dos responsáveis pelo atual momento, como mostrou Rafael Reis, colunista do UOL.

No fim da temporada passada, Kahn não conseguiu administrar a insatisfação de Robert Lewandowski e muito menos convencê-lo a permanecer em Munique.

Como substituto do camisa 9, ele apostou em Sadio Mané, que, apesar de poder jogar no comando de ataque, tem características muito mais conectadas a um atacante de lado de campo.

Em janeiro, Kahn e Hasan Salihamidizic bateram de frente com Neuer ao demitir o preparador de goleiros Toni Tapalovic, que é o melhor amigo e padrinho de casamento do capitão.

A mudança na comissão técnica foi um pedido pessoal de Julian Nagelsmann, que havia identificado que o subordinado vazava informações discutidas pelos chefes para o elenco. O problema é que o próprio treinador acabou demitido dois meses mais tarde.

Campeão

O Bayern chegou à última rodada do Alemão sem depender das próprias forças para ser campeão, e conquistou o 11º título graças ao empate do Borussia Dortmund com o Mainz, em casa.