Topo

Associações de cronistas esportivos repudiam ato de Abel Ferreira

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/05/2023 21h38

A ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) coordenou uma nota de repúdio por Abel Ferreira ter tomado o celular de um jornalista.

O que aconteceu

O comunicado cita "atitude de desrespeito" cometida pelo técnico do Palmeiras na zona mista do Mineirão, após o empate por 1 a 1 com o Atlético-MG.

A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e a AMESP (Associação Mineira de Cronistas Esportivos) assinaram em conjunto e compartilharam o texto em seus sites.

As entidades se manifestaram contrárias a "qualquer ato contra a liberdade de imprensa" e prestaram solidariedade ao repórter Pedro Spinelli, da TV Globo.

Confusão e pedido de desculpas

Abel tirou o celular da mão do produtor da Globo, que filmava uma discussão entre Anderson Barros e o quarto árbitro Ronei Cândido Alves — o momento foi gravado pela equipe da Rádio Itatiaia. O diretor de futebol do Palmeiras fazia cobranças pelas decisões da arbitragem no duelo.

O técnico português discutiu com o jornalista Henrique André antes de ser conduzido ao vestiário por um funcionário do Palmeiras. "O futebol brasileiro está assim por vossa responsabilidade", chegou a afirmar o treinador.

Ele se desculpou na coletiva de imprensa. "Já peço desculpas se me excedi. Isto é do futebol, há coisas que a imprensa não tem que saber, são coisas que passam no futebol. Queria esclarecer antes que isso vire uma tempestade", afirmou.