Topo

Brasileirão - 2023

Ex-juízes discordam de gol anulado de Rony e divergem sobre pênalti do Galo

André Martins e Marcello De Vico

Do UOL, em São Paulo e Santos (SP)

29/05/2023 09h42

O UOL ouviu ex-árbitros sobre dois lances-chaves no empate de 1 a 1 entre Palmeiras e Atlético-MG: o gol anulado de Rony e o pênalti não marcado a favor do Atlético-MG em lance com Marcos Rocha.

Alfredo Loebling, João Paulo Araújo e José Aparecido de Oliveira falaram com a reportagem.

O que aconteceu

No gol anulado de Rony, todos eles discordaram da decisão de Bráulio da Silva Machado. Aos 6', Rony fez uma pintura de bicicleta, mas o gol foi anulado após revisão do VAR por impedimento na origem da jogada.

Os três ex-árbitros foram incisivos ao dizer que as imagens do VAR não deixam claro se Rony estava, de fato, impedido.

Em relação ao pênalti não marcado a favor do Galo em lance com Marcos Rocha, os árbitros divergiram. O lance aconteceu aos 16' do segundo tempo, em chute de Hulk que tocou no braço do lateral.

Loebling marcaria a penalidade, ao contrário de João Paulo. José Aparecido não cravou se marcaria ou não pênalti, mas disse que o árbitro não tinha convicção.

O que eles disseram

GOL ANULADO DE RONY

Na imagem divulgada pelo VAR, primeiro queria saber por que aquela diagonal que estão mostrando, acho que não dá para ter uma certeza. Aí quando querem mostrar as duas linhas, embaixo, como a imagem só tem aquela totalmente desfocada, acho que o VAR prestou um desserviço ao futebol. Imagem inconclusiva vendo na diagonal, não dá para ter uma visão clara, não vê a linha. O que diz o protocolo? Se a imagem é inconclusiva, mantém a decisão de campo. Eu seguiria o gol, não anularia"
Alfredo Loebling

Na minha opinião o lance foi legal. Uma linda jogada individual do Rony. No começo do lance, quando o defensor do Palmeiras dá um chute tirando a bola da defesa e acaba sendo um lançamento, havia dois jogadores do Atlético e o Rony, que não estava em posição de impedimento. Na hora do lançamento ele estava no máximo na mesma linha que o defensor do Atlético e, se olhar a expressão do árbitro quando o gol é anulado, nem ele acreditou nó VAR. Se eu estivesse apitando eu daria o gol e aguentaria a bronca, quem está apitando é ele e a decisão dele é a que realmente vale. O VAR é um auxílio do árbitro e só"
João Paulo Araújo

Dificilmente dará para cravar se foi ou não impedimento, pois as câmaras não são conclusivas, sendo assim, na dúvida deveria validar o gol"
José Aparecido de Oliveira

PÊNALTI DE MARCOS ROCHA

E marcaria o pênalti no Marcos Rocha. Acho que o braço dele está bem aberto, não é um movimento natural, marcaria a naturalidade. De qualquer maneira, é mais um jogo que temos reclamações contra a arbitragem e nada é feito. Isso passa porque os clubes não se unem, cada um só quer reclamar quando é a favor dele, quando, na verdade, deveriam se unir e exigir uma melhora. Do jeito que está, a cada rodada é só reclamação"
Alfredo Loebling

O pênalti não existiu. A bola bate no braço, mas o braço estava em um movimento natural, sem nenhuma intenção de colocar a mão na bola. Ele ainda está dando as costas para a bola"
João Paulo Araújo

Trata-se de interpretação do árbitro, mas em lances parecidos esta infração já foi marcada por outros árbitros. Neste caso, o árbitro tinha muita convicção, uma vez que não se socorreu do VAR"
José Aparecido de Oliveira