Topo

Federação Portuguesa abre processo contra David Neres por provocações

David Neres comemora após marcar para o Benfica contra o Dínamo de Kiev pela Liga dos Campeões 2022/2023 - Patricia de Melo Moreira/AFP
David Neres comemora após marcar para o Benfica contra o Dínamo de Kiev pela Liga dos Campeões 2022/2023 Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

01/06/2023 16h48Atualizada em 01/06/2023 16h49

David Neres, atacante brasileiro do Benfica, virou alvo de um processo instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

O que aconteceu

O processo diz respeito às provocações feitas por David Neres a Otávio, do Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting, após o Benfica conquistar o Campeonato Português desta temporada.

A denúncia da atitude do brasileiro partiu da diretoria do Porto, principal rival do Benfica em Portugal.

O processo foi instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol "por deliberação da secção profissional, de 30 de maio de 2023, tendo por objeto apuramento da eventual relevância disciplinar de factualidade constante de notícias divulgadas na comunicação social".

O que David Neres fez?

Após o Benfica conquistar o Campeonato Português no última sábado (27), David Neres provocou Otávio e Pedro Gonçalves dizendo "Chupa" e "Chora, bebê", durante uma live.

Em um outro vídeo durante a comemoração do Benfica, o atacante brasileiro apareceu gritando "Chupem, lagartos" e "Chupem, tripeiros", fazendo referência ao mascote do Porto, que é um dragão.

Por fim, David Neres também foi ao Instagram oficial do Porto e comentou uma publicação do rival sobre um gol de Otávio. Ele questionou: "Cadê o sorrisinho?".

As provocações de David Neres se deram após o Benfica vencer o Santa Clara e, mesmo com a vitória do Porto sobre o Vitória de Guimarães, a equipe do brasileiro foi campeã nacional.