Topo

Fifa 23: jogador denuncia ofensa racista contra Vini Jr

Jogador de Fifa 23 SpiderKong denunciou ofensa racista a Vini Jr. - Reprodução/Twitter
Jogador de Fifa 23 SpiderKong denunciou ofensa racista a Vini Jr. Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/06/2023 09h50

O jogador profissional de FIFA 23 Miguel "SpiderKong" fez uma denúncia nesta quarta-feira sobre um time no modo Ultimate Team que usava uma ofensa racista direcionada a Vinícius Jr no nome.

O que aconteceu

Durante uma partida do FUT Champions, no modo Ultimate Team, o jogador profissional SpiderKong, representando a equipe Tuzzy Esports, deparou-se com o nome ofensivo em espanhol direcionado a Vini Jr. por parte do clube adversário.

A equipe tinha um escudo do Valencia, da Espanha, com "Monicius Jr" como nome do clube. Após deparar-se com o nome da equipe adversária, o jogador gaúcho imediatamente protocolou uma denúncia à EA Sports. No entanto, poucas horas depois, recebeu uma resposta da empresa, que não considerou a ação como uma "violação das regras".O clube em questão utilizava uma referência ofensiva em espanhol (a palavra "mono", que significa macaco) combinada com o nome do jogador do Real Madrid. Além da ofensa racial, o jogador com o pseudônimo "Rafaeo10" ainda utilizou o escudo do Valencia, clube que se envolveu recentemente em um caso de discriminação contra um jogador da Seleção.

Racismo em Valencia 1 x 0 Real Madrid

Vinicius Junior foi alvo de um episódio de racismo durante uma partida do Campeonato Espanhol contra o Valencia, realizada no Estádio Mestalla.

A manifestação racista ocorreu aos 24 minutos do segundo tempo, quando o Valencia estava vencendo o Real Madrid por 1 a 0.

Vinicius denunciou que parte dos torcedores locais o chamou de "macaco". Após a denúncia, o jogo ficou paralisado por alguns minutos e depois foi retomado pelo árbitro Ricardo de Burgos.

No final da partida, Vinicius acabou sendo expulso após se envolver em uma discussão com o goleiro Mamardashvili, o que resultou em uma confusão generalizada.

Durante a confusão, Vinicius foi colocado em um mata-leão por Hugo Duro e reagiu com seu braço direito, atingindo o jogador do Valencia.